KRKA

Enfermeiros de Cardiologia querem mais envolvimento na investigação científica

A atual coordenação do Núcleo de Enfermagem em Cardiologia da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em funções desde 2015, vai realizar, no dia 1 de outubro, na casa do Coração, em Lisboa, a sua primeira reunião.

Sob o lema “O futuro é aquilo que construímos hoje”, os objetivos desta iniciativa são, segundo Manuel Belo Costa, coordenador do Núcleo, dar visibilidade ao trabalho dos enfermeiros de Cardiologia, nas suas diferentes áreas, e chamar a sua atenção para a existência deste núcleo.

“A maior parte dos enfermeiros desta área não sabia da nossa existência. Estamos a tentar chegar a todos, pois, queremos que venham até nós para trabalharmos em conjunto”, menciona.

E acrescenta: “Apenas a união das pessoas que trabalham numa área tão específica e com tantas vertentes, como é a Cardiologia, pode fazer a força para os projetos crescerem.”



O Núcleo de Enfermagem em Cardiologia tem, também, “grande preocupação” em diversificar e dar a conhecer todas as vertentes da Cardiologia. Intenção essa que se reflete nesta reunião, onde vão ser debatidos temas como “Transplante cardíaco”, “Insuficiência cardíaca”, “Enfermagem de reabilitação”, “Cardiologia pediátrica” e “Laboratório de hemodinâmica”.

Além dos já referidos objetivos, o núcleo tem também como finalidade promover e investir na investigação científica por parte dos enfermeiros. Segundo Manuel Belo Costa, há, em Portugal, um défice de trabalhos por parte destes profissionais de saúde, quer em termos de quantidade, como de qualidade.

“Verificámos que muitos são feitos no âmbito de mestrados e de doutoramentos, mas depois, na prática, não têm aplicabilidade para a realidade diária da Enfermagem”, indica, acrescentando que pretendem investir em trabalhos de investigação que se possam aplicar ao dia-a-dia dos hospitais e centros de saúde.


Intervenção da Enfermagem no Laboratório de Hemodinâmica de uma unidade hospitalar.

Quando questionado acerca dos requisitos necessários para que os enfermeiros possam pertencer ao núcleo, Manuel Belo Costa responde que basta que sejam sócios da SPC.
Em funções desde 2015, o atual núcleo teve já participação na organização das mesas de enfermagem do Congresso Português de Cardiologia (CPC) de 2016 e estão agora a preparar a participação no do próximo ano.

“Já fui a vários CPC e nunca encontrei as salas tão cheias de enfermeiros como este ano. Isto é sinal de que temos estado a fazer um bom trabalho”, observa, avançando que, para 2017, vão abordar duas grandes temáticas, Cardiologia Pediátrica e Insuficiência Cardíaca.

Além disso, o núcleo vai realizar, no princípio do próximo ano, uma segunda reunião, fora de Lisboa. “Foi um pedido que nos fizeram e ao qual queremos atender. Isto também demonstra a vontade que os enfermeiros têm em começar a participar no nosso núcleo”, conclui.


Manuel Belo Costa com Ana Teresa Timóteo, coordenadora do Grupo de Estudo de Cuidados Intensivos Cardíacos (GECIC), e Cândida Fonseca, coordenadora do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca (GEIC), durante uma reunião conjunta dos três núcleos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, que decorreu este ano.

As inscrições para a Reunião “O futuro é aquilo que construímos hoje” são gratuitas, estando o seu número limitado ao espaço do auditório, cerca de 120 lugares.
O programa pode ser consultado aqui.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda