Doentes com patologia dual e adictiva: «um desafio para a humanidade»

O Congresso Internacional de Patologia Dual e Adictiva vai realizar-se este ano em Lisboa, entre os dias 2 e 4 de junho. O evento, já na sua 6.ª edição, é organizado pela Associação Portuguesa de Patologia Dual (APPD), estando subordinado ao tema "Patologia dual e adictiva: um desafio para a humanidade".

Célia Franco, presidente da APPD, sublinha ser este um "espaço de discussão dos múltiplos problemas e desafios que os doentes com patologia dual e adictiva apresentam e nos levantam."


Considera ainda a vice-presidente do Congresso e coordenadora da Unidade de Patologia Dual do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra que, "num período conturbado, em que se discute e se pensa em reorganizar serviços e respostas, a APPD lança o debate, sério e profundo, sobre temas desde etiologia, diagnóstico, tratamento, respostas sociais, combate ao estigma, problemas que implicam cada um dos cidadãos e da sociedade em geral".

Luís Patrício, presidente do Congresso, faz questão de destacar o facto do evento ter, como presidente de honra, Manuela Ramalho Eanes, "personalidade de reconhecido mérito no âmbito dos direitos e proteção das crianças, fundadora e presidente do Instituto de Apoio à Criança e pioneira no incentivo à partilha do conhecimento e prática entre profissionais das áreas das Patologias Aditivas".

Salienta também a vice-presidência da comissão de honra, cargo atribuído ao juiz conselheiro Armando Leandro, "honrado cidadão português com extenso e meritoso trabalho ligado à Infância, Juventude, Justiça e Cidadania, incluindo as áreas das Patologias Adictivas".



O evento conta com a colaboração de várias instituições e entidades, nomeadamente, a Casa Saúde de Carnaxide, Instituto Ricardo Jorge, Infarmed, Policia Judiciária, Escola Superior de Comunicação Social, Médicos do Mundo e outras organizações.

Em termos científicos, são também diversos os patrocínios que este congresso continua a reunir. É o caso da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, Ordem dos Médicos, Associação Brasileira de Psiquiatria, Associação Mundial de Psiquiatria, entre outras entidades internacionais.

O vasto programa do Congresso contempla intervenções de especialistas de Portugal, Espanha, Brasil, Itália e Marrocos.

Relativamente aos temas a abordar, e entre as duas dezenas de simpósios pré-congresso, serão abordadas questões como o papel da Terapia Ocupacional em patologias aditivas, o tabagismo e a doença mental, a adolescência e o suicídio, a patologia dual em meio prisional, dependências na adolescência.

Pode ser consultada aqui uma lista dos temas que estarão em discussão no Congresso.


Para mais informações: 
E-mail appd@patologiadual.pt

www.congressopatologiadual.com






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda