KRKA

Doenças endócrinas são cada vez mais comuns em idade pediátrica

A diabetes mellitus e a doença tiroideia são cada vez mais comuns na idade pediátrica. A partilha de saberes e experiências é fundamental para que o diagnóstico precoce possa evitar complicações mais graves. Foi precisamente este o grande objetivo do 4.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica (SPEDP).

“É preciso estar atento às inovações que vão surgindo na Endocrinologia pediátrica para melhorarmos o diagnóstico e o tratamento”, afirmou à Just News Olinda Marques, presidente da SPEDP.

Para a responsável, “o balanço do evento é muito positivo”, não só pelo número de participantes como pela interação com os palestrantes. “As pessoas estavam realmente interessadas em saber mais, na partilha de experiências e em esclarecer as suas dúvidas”, disse a responsável.

O congresso, que se realizou no Porto, contou com a participação de especialistas estrangeiros, como Martin Savage, consultor em Endocrinologia pediátrica e professor emérito da Barts and the London School of Medicine & Dentistry, que falou das desordens do crescimento, e de Jan Idkowiack, investigador em Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da Universidade de Birmingham, Reino Unido. Este último abordou o excesso de androgénios na infância e na adolescência.

Outras temáticas em debate foram a síndrome de Turner, a deficiência em somatotropina, deficits hipofisários múltiplos, diabetes nas síndromes poliglandulares autoimunes, novos fármacos para a diabetes tipo 2 e preservação e indução da fertilidade no adolescente com patologia endócrina.

Olinda Marques realçou, ainda, que “o papel dos médicos de família é fundamental num primeiro diagnóstico, por isso, deixo, desde já, o convite para participarem nas nossas iniciativas como forma de se partilharem conhecimentos”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda