KRKA

Centro Hospitalar de Leiria inaugura Unidade Funcional de Hematologia

Desde o dia 1 de outubro que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem a funcionar a Unidade Funcional de Hematologia, integrada no Serviço de Sangue, que visa responder às necessidades específicas dos doentes hematológicos e hemato-oncológicos.

A nova área localiza-se no piso 02 no Hospital de Dia Polivalente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e conta com duas assistentes hospitalares de Hematologia Clínica e o apoio de profissionais de enfermagem, assistentes operacionais e assistentes técnicas.

Reduzir o tempo de espera para os tratamentos

Lembrando que a Hematologia Clínica é uma especialidade com elevado nível de diferenciação, tanto no diagnóstico como na terapêutica, o CHL adianta que a nova Unidade tem como principais finalidades "prestar cuidados de excelência e tratamentos avançados na área de hemato-oncologia, fomentar a autonomia e a qualidade de vida dos doentes hematológicos". E, não menos importante, "promover o acesso atempado, com redução do tempo de espera, para a Consulta Externa e tratamentos em Hospital de Dia de Hematologia e Hemato-oncologia".

Assim, à Unidade Funcional de Hematologia compete realizar a triagem da consulta de Hematologia Clínica e de Hemato-Oncologia, fazer o diagnóstico e tratamento de doentes adultos com patologias hematológicas benignas, com exceção da patologia congénita do glóbulo vermelho, bem como o diagnóstico e tratamento de doentes adultos com patologia hemato-oncológica.

"Uma resposta célere para implementar o melhor tratamento"

"O aumento crescente da complexidade de casos, os avanços tecnológicos nos diagnósticos destas doenças, associado ao aumento da expectativa de vida desta população exige uma célere resposta desta especialidade médica, quer a nível diagnóstico, quer a nível terapêutico para definir e implementar o melhor tratamento", explica Raquel Lopes, assistente hospitalar de Hematologia Clínica e coordenadora da Unidade Funcional de Hematologia.

E acrescenta: "Os tratamentos mais recentes deixam a esperança da possibilidade de cura em alguns doentes, nomeadamente com a utilização de imunoterapia e/ou quimioterapia, em associação com a transplantação de medula óssea."

A atividade diária da Unidade é feita em articulação com as áreas da Nutrição e Dietética, Farmácia, Serviço de Urgência, Serviço Social, Internamento e serviços laboratoriais, e as especialidades de Medicina Interna, Cuidados Paliativos, Cirurgia Geral, Radiologia, Ortopedia e Medicina Física e de Reabilitação.

"A equipa da nova Unidade Funcional de Hematologia compromete-se a alcançar uma cuidada preparação técnico-científica e empenhar-se em prestar um serviço de qualidade e rentabilizar ao máximo os recursos de que dispõe", assume Raquel Lopes.

A incidência e a prevalência das doenças hematológicas e, em particular, das doenças hemato-oncológicas têm vindo a crescer, não só em Portugal, mas também a nível mundial. A patologia hemato-oncológica, cuja incidência aumenta com a idade, tem vindo progressivamente a subir, em parte como consequência deste envelhecimento da população. Os Linfomas não Hodgkin constituem os tumores hematológicos mais frequentemente diagnosticados e uma das neoplasias mais comuns.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda