KRKA

Cardiologista da ULS Santa Maria vence o prémio de melhor Caso Clínico do Cardiovolution 2024

Daniel Cazeiro, médico interno de Cardiologia na ULS de Santa Maria, foi o vencedor do prémio atribuído ao melhor Caso Clínico apresentado no Cardiovolution, evento que se realizou no início deste mês e que tem suscitado um crescente interesse de cardiologistas e de médicos de família.

Em declarações à Just News, explica que apresentou na reunião "um caso de hipertensão pulmonar desafiante, porque teve uma causa rara, que foi o desenvolvimento de uma fístula arteriovenosa entre a artéria ilíaca direita e a confluência de duas veias ilíacas". Uma situação que contribuiu para "o desenvolvimento de hipertensão pulmonar com sintomas de insuficiência cardíaca". 


Daniel Cazeiro

Na sua opinião, o caso tem "um percurso interessante porque a doente é-nos referenciada, ao Centro de Tratamento de Hipertensão Pulmonar, e reflete o papel importante de estabelecer o diagnóstico etiológico nessa entidade variada, que é a hipertensão pulmonar".

E acrescenta: "Fizemos uma série de exames, que culminaram na realização de um cateterismo direito, revelando que a doente teria um estado de alto débito e foi essa situação que nos permitiu depois desconfiar de uma fístula. A TAC e a ressonância realizada posteriormente confirmaram-nos o diagnóstico. O procedimento foi resolvido por via percutânea e a doente ficou rapidamente melhor em termos sintomáticos."



Identificação atempada da causa

Quanto aos profissionais que estiveram envolvidos neste caso clínico, afirma que "ainda foram alguns", sublinhando que "quem avaliou a doente em consulta foi o Dr. Rui Plácido, que é um dos médicos que faz parte do Centro de Hipertensão Pulmonar e que tem muita experiência nesta área, fazendo diariamente muito pelos seus doentes".

Lembrando igualmente o contributo do Departamento de Imagiologia, "quer na parte de diagnóstico quer na parte do tratamento", Daniel Cazeiro não esconde a satisfação por "termos conseguido identificar esta causa atempadamente, antes que se repercutisse, de forma irreversível, no coração e nas cavidades direitas. E estamos confiantes que a doente daqui para a frente tenha um prognóstico bastante favorável, porque está tratada".



Cardiovolution

Não sendo a primeira vez que participa no Cardiovolution, Daniel Cazeiro explica que este ano decidiu "aceitar o desafio quando vi a divulgação do congresso. Achei que valia a pena submeter o caso clínico, porque era interessante, tem uma causa rara e evidencia aquilo que são os desafios do diagnóstico da hipertensão pulmonar".

Relativamente ao evento, organizado pelo Serviço de Cardiologia do Hospital da Luz Setúbal, em parceria com o Hospital da Luz Learning Health, o médico interno de Cardiologia é de opinião que "está em crescimento e é muito útil do ponto de vista de atualização dos assuntos mais prementes da Medicina Cardiovascular e, principalmente, no que diz respeito à ligação com os Cuidados de Saúde Primários (CSP)".

Reforça, aliás, essa mesma ideia, destacando a importância de estar aberto à Medicina Geral e Familiar, "que é a nossa primeira linha de ataque, sendo um congresso muito bem concebido nesse sentido, porque consegue fazer bem a ligação entre os CSP e depois os cuidados secundários e terciários".


Daniel Cazeiro com a diretora do Serviço de Cardiologia do Hospital da Luz Setúbal e o mentor do Cardiovolution: Lígia Mendes e José Ferreira Santos

Por outro lado, destaca o facto de "conseguir um bom equilíbrio entre a formalidade e a informalidade", dando o exemplo do Quiz, "uma forma engraçada e mais descontraída de podermos aplicar e testar alguns dos nossos conhecimentos".

Assim, e com algumas situações "que são raras e não são muito frequentes nos cuidados de saúde primários, acaba por relembrar, de forma descontraída, algumas situações que devem estar na nossa cabeça quando temos pela frente determinados sintomas e determinados doentes".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda