Cepheid Talks

Serviço de Cardiologia do CHMT vai ter Consulta de Cardio-Oncologia já este mês

A nova valência do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) será muito importante para os doentes oncológicos, que têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares", explica David Durão, diretor do Serviço de Cardiologia. O motivo é simples: "Algumas terapêuticas oncológicas são potencialmente cardiotóxicas."


O responsável recorda que "há cada vez mais doentes oncológicos com problemas cardíacos", pelo que esta nova Consulta vai permitir "uma abordagem transversal que atua precocemente para evitar complicações cardíacas que, sem adequada monitorização, podem comprometer a qualidade de vida dos doentes oncológicos”.

A Consulta de Cardio-Oncologia será assegurada por Isabel Monteiro a partir de 21 de fevereiro, e tem precisamente como público-alvo os "doentes oncológicos com potenciais complicações cardíacas associadas aos tratamentos realizados contra o cancro".

Esta nova ferramenta do CHMT visa, assim, prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares nos doentes oncológicos, "permitindo que estes possam realizar os tratamentos oncológicos prescritos com a maior segurança, minimizando o impacto dos efeitos adversos e otimizando os resultados da terapêutica".


David Durão e Isabel Monteiro 

Abordagem multidisciplinar

"O reforço da resposta assistencial à doença oncológica é um desígnio assumido pelo CHMT", assegura Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração deste centro hospitalar, que integra as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas.  


E acrescenta: "A criação da consulta de Cardio-Oncologia assenta numa abordagem multidisciplinar entre oncologistas, pneumologistas, radioterapeutas e cardiologistas, que permite oferecer cuidados de saúde de qualidade e proximidade aos doentes oncológicos da região do Médio Tejo".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda