KRKA

Cardiologia de Intervenção aposta na ligação com a MGF

Este ano, com a presença da Medicina Geral e Familiar, realizou-se mais uma edição da reunião “Vascular and Valvular Restorative Therapy” (2VRT). De acordo com Hélder Pereira, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Garcia de Orta e copresidente da iniciativa, esta é uma parceria muito importante e o aspeto inovador da edição deste ano. “A nível da Cardiologia, esta interação com os médicos de família é, no meu ponto de vista, da máxima importância”, referiu.

A 2VRT é uma reunião com organização conjunta entre os serviços de Cardiologia do Hospital de Garcia de Orta e do Hospital de Santa Cruz/Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) e ainda de um terceiro serviço convidado, neste caso, o Serviço de Cardiologia do Hospital dos Covões/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Realizou-se, como é habitual, durante dois dias, sendo que o primeiro foi preenchido com a apresentação de casos ao vivo, no Hospital de Santa Cruz.

Fazendo referência ao acompanhamento de cirurgias em direto, Hélder Pereira afirmou considerar serem uma forma aberta de discussão, sobretudo da parte técnica. “Aprende-se muito com a partilha de experiências”, afirmou à Just News.

Miguel Mendes, diretor do Serviço de Cardiologia do CHLO e atual presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, observou que o programa da reunião se espelhou na “ideia de comunicação entre várias vertentes”. Segundo indicou, dentro de um hospital, é fundamental que os médicos das diversas áreas colaborem e conversem -- assim como dentro da própria especialidade --, para que haja troca de experiências e de formas de intervir. “Só ganhamos em conhecer as dificuldades e os sucessos uns dos outros”, indicou.

E salientou: “Um serviço hospitalar deve estar em ligação com as outras especialidades, inserido numa rede de cuidados. Assim como em comunicação com o ambulatório e com as universidades.”



Para o diretor do serviço convidado e também copresidente da 2VRT, Lino Gonçalves, este encontro começa a ter já “um papel muito importante” dentro da área da Cardiologia de Intervenção nacional.

“Ficámos muito satisfeitos com a possibilidade de contribuir, do ponto de vista científico, para esta reunião”, referiu, acrescentando ser uma oportunidade de mostrar o trabalho que fazem em Coimbra, no CHUC.

Os três presidentes da reunião consideram que a edição deste ano da 2VRT, que somou cerca de 300 inscrições, correspondeu às expectativas e foi “seguramente um sucesso”.



Os convidados de honra foram António Bensabat Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa, e Hector García-García, investigador, formado em Roterdão, responsável por diversos ensaios em curso, nomeadamente, na área da Cardiologia de Intervenção.

Esta edição contou com a presença de palestrantes nacionais, provenientes de diferentes especialidades, e de convidados estrangeiros, especialistas de renome, conceituados e reconhecidos nas suas áreas.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda