KRKA

Braga recebe 5.ª edição do único curso europeu sobre rigidez arterial e envelhecimento vascular precoce

O Centro de Investigação e Tratamento em Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular Global do Serviço de Medicina Interna do Hospital da Senhora da Oliveira/Universidade do Minho, que é classificado como Centro de Excelência Europeu em Hipertensão, e a Escola de Medicina daquela Universidade vão organizar o 5th International Postgraduation Course on Arterial Stiffness and Early Vascular Aging.

Agendado para os dias 9, 10 e 11 de novembro, "este é o único curso europeu dedicado especificamente a este tema", esclarece Pedro Guimarães Cunha, coordenador da Consulta de Hipertensão e Doenças Renais Crónicas deste Centro.

Na sua opinião, o curso pretende “promover o conhecimento relativamente à utilização da rigidez arterial e da pressão arterial central enquanto biomarcadores associados ao risco cardiovascular e a capacidade que estes têm de identificar precocemente os sujeitos em risco de desenvolvimento de doença cardiovascular”.


Outra das intenções é correlacionar estes dois biomarcadores hemodinâmicos com a deterioração não só da função vascular, mas também da função cognitiva ao longo do tempo.



O curso pretende ainda “integrar a utilização destes biomarcadores em diversas patologias do foro cardiovascular e cardiometabólico, chegando assim a diferentes aspetos e âmbitos do seu interesse e tornando-os em biomarcadores que são utilizados em várias disciplinas da Medicina”.

A formação realiza-se sob a égide da Sociedade Europeia de Hipertensão, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Hipertensão e da Artery Society, o que, de acordo com Pedro Guimarães Cunha, “muito tem contribuído para a certificação do curso e para a sua afirmação neste domínio”.

É de destacar nesta edição a realização de uma sessão dedicada à investigação clínica nesta área, tendo particular incidência para diferentes grupos de investigadores da Península Ibérica, que contará com o contributo de vários centros de Espanha e Portugal.


Com um número de participantes crescente (na última edição estiveram cerca de 80), ao curso têm-se associado um conjunto de especialistas mundiais que têm vindo a estar presentes nas várias edições.


Assistentes, assistentes graduados e internos do Serviço de Medicina Interna do Hospital da Senhora da Oliveira (cerca de 50% do quadro global). 

O evento, que decorrerá na Universidade do Minho, em Braga, contará com palestrantes nacionais e estrangeiros, sobretudo de outros países da Europa, e é dirigido a todos os médicos que tenham interesse na área do risco cardiovascular (das especialidades de Medicina Interna, de Nefrologia e de Medicina Geral e Familiar, por exemplo) e investigadores e profissionais não médicos que se dediquem a outras áreas, como à engenharia ou à mecânica vascular.


Nuno Sousa e Jorge Cotter.

Além de Pedro Guimarães Cunha, integram a Comissão Organizadora Jorge Cotter, diretor do Serviço de Medicina Interna e do Centro de Investigação e Tratamento em Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular Global do Hospital da Senhora da Oliveira (Guimarães), e Nuno Sousa, professor e vice-presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho.


Envelhecimento vascular precoce afeta um elevado número de jovens


O International Postgraduation Course on Arterial Stiffness and Early Vascular Aging surgiu no âmbito de um estudo populacional realizado pelo Centro de Investigação e Tratamento em Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular Global do Serviço de Medicina Interna do Hospital da Senhora da Oliveira/Universidade do Minho, cujo objetivo era estruturar o risco cardiovascular de Guimarães e Vizela.


Centro de Investigação e Tratamento em Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular Global é um Centro de Excelência Europeu em Hipertensão e Risco Cardiovascular. 

“Na altura, achamos que o curso devia ter uma vertente associada à rigidez arterial e à pressão arterial central por serem dois biomarcadores mais recentes e que nós decidimos integrar no nosso protocolo de avaliação”, relata Pedro Guimarães Cunha. A partir daí, acrescenta, “surgiu o interesse de explorar melhor as potencialidades desses biomarcadores, dá-los a conhecer e transformar a sua utilização mais frequente na prática clínica, em especial do paciente hipertenso com risco cardiovascular”.

Os resultados do estudo realizado inicialmente revelaram a existência de uma quantidade acrescida de jovens na população de Guimarães e Vizela acometidos de um envelhecimento vascular precoce, sendo que um a cada cinco jovens com menos de 40 anos têm sinais de lesão dos grandes vasos mais precoce do que seria de esperar para a sua faixa etária.



O programa completo pode ser consultado aqui.
A inscrição pode ser efetuada online até final do mês de outubro.






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda