KRKA

Bolsa de Estudo Helena Saldanha visa estimular a investigação e a formação na área da Diabetes

O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), com o apoio da Boehringer Ingelheim, criou uma Bolsa de Estudo com o nome “Helena Saldanha”. Segundo Margarida Bigotte, membro do NEDM, este era um projeto já antigo que agora foi concretizado.

O galardão homenageia Helena Saldanha, professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina de Coimbra, doutorada em Medicina Interna, que sempre se dedicou à área da Nutrição, mas também da Diabetes.

“A Prof.ª Helena Saldanha sempre nos apoiou muito e entendemos que era o momento de lhe fazer uma homenagem”, explicou Margarida Bigotte, em declarações à Just News, durante o 22º Congresso Nacional de Medicina Interna.


Helena Saldanha com Manuel Teixeira Veríssimo, durante uma edição do Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento (Coimbra).

“Este tipo de apoios é algo importantíssimo, fundamentalmente para os médicos novos. Obriga-os a fazer investigação”, sublinhou, acrescentando que o valor do prémio será de 5 mil euros e pode ser aplicado num projeto de investigação ou num estágio de formação na área da Diabetes.

“Esperamos que isto sirva de estímulo para a investigação e para a formação na área da Diabetes”, frisou a internista.


Margarida Bigotte com Álvaro Coelho, coordenador do NEDM, no 22º Congresso Nacional de Medicina Interna.

A primeira bolsa será atribuída na primeira reunião anual do NEDM, que decorre em outubro, em Olhão. As candidaturas estarão abertas até ao dia 9 de setembro. O júri da Bolsa é constituído por um representante da SPMI, pelo coordenador do NEDM ou alguém que este designe e por um elemento da Boehringer Ingelheim.

«É preciso arte para envelhecer saudavelmente»



Além da Nutrição e da Medicina Interna, o percurso de Helena Saldanha está muito ligado à área de Geriatria. Foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, que tinha como presidente o seu amigo, Cerqueira Magro, de 1980 até 2004; ainda na área do envelhecimento, foi coordenadora do Mestrado em Geriatria da FMUC de 2003 a 2010 e é membro da Geriatric Medicine Section of the European Union of Medical Specialists (EUMS) desde 2001.

Em entrevista de fundo à Just News, publicada no Jornal do XII Curso Pós-graduado sobre Envelhecimento, Helena Saldanha explica a importância do Programa Nacional de Saúde para as Pessoas Idosas, de que foi coordenadora. Na sua opinião, "atualmente, verifica-se uma desvalorização excessiva das pessoas mais velhas" e tal não acontece devido à crise, "mas pela falta de vontade política de executar as medidas incluídas no Programa". 

Especificamente sobre a 
alimentação, sublinha o "papel importante na prevenção e equilíbrio da diabetes mellitus e também no envelhecimento".

A entrevista completa com Helena Saldanha pode ser lida aqui.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda