KRKA

A termografia médica é «um bom aporte ao diagnóstico e à prevenção de certas patologias»

"A termografia médica vai ser do interesse das administrações hospitalares porque é pouco dispendiosa e um bom aporte ao diagnóstico e à prevenção de certas patologias.” As palavras são de Catarina Aguiar Branco, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), que falou à Just News no âmbito do Curso Introdutório à Termografia Médica, que decorreu em Vila Nova de Gaia.



Catarina Aguiar Branco abordou a questão da importância da termografia médica como meio complementar de diagnóstico e também preditivo. “Esta técnica, barata, dá apoio no pré-diagnóstico, prevendo determinada patologia, além de permitir a aferição da eficácia da terapêutica.”

A fisiatra mencionou ainda que a termografia pode ser utilizada “em modo estacionário ou em movimento, em várias patologias e áreas, como a saúde ocupacional e o desporto”.



Apesar de ainda estar em fase de investigação, “existe confirmação científica, em diversos trabalhos publicados, de que é uma prática segura e custo-efetiva, que, acredito, deverá estar no terreno dentro de dois a três anos”.



Este foi o primeiro curso sobre termografia médica para profissionais de saúde, uma formação que associa a atividade científica da SPMFR à da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo suscitado uma boa adesão e sido muito bem recebido por todos os paticipantes.















Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda