A luz em Oftalmologia «ilustra a união entre a Física, a Engenharia e a Medicina»

“A utilização da luz na área da Oftalmologia é dos domínios em que melhor se ilustra a união entre a Física, a Engenharia e a Medicina”, afirmou António Miguel Morgado, docente e coordenador do Mestrado Integrado de Engenharia Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), na cerimónia de abertura do 58.º Congresso Português de Oftalmologia, referindo-se ao tema do Ano Internacional da Luz, que este ano se comemora.



A título de exemplo, o preletor referiu que, na área na Oftalmologia, “a cirurgia LASIK não seria possível sem um artigo publicado em 1917 por Einstein, no qual teorizou a emissão estimulada da radiação”. Por outro lado, “os lasers de excímeros não seriam possíveis sem a teoria da eletrodinâmica quântica e sem depois toda a engenharia que consegue construir esses dispositivos”.

E adiantou que existem no mundo 1,5 mil milhões de pessoas, ou seja, 21% da população, que vivem sem energia elétrica. “É uma população enorme para a qual estudar à noite, por exemplo, é um desafio praticamente impossível”, mencionou, acrescentando que um dos objetivos do Ano Internacional da Luz é a promoção de fontes de luz led de alta intensidade alimentadas a painel solar, para poder fazer com que a luz chegue a uma maior fração da população humana. Na sua opinião, “se este objetivo for concretizado, vai haver um grande impacto nas áreas da Saúde e da Educação destas populações”.



Segundo o docente da FMUC, a escuridão provocada pela doença é uma “tirania” combatida em Oftalmologia. “Na luta que é tentar trazer a luz novamente para a vida das pessoas ou de evitar que a mesma saia da sua vida, a luz é também uma ferramenta tanto no diagnóstico como na terapêutica e na reabilitação”, mencionou.



Na cerimónia de abertura participaram, também, Maria João Quadrado, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que abordou o tema “A mulher na Oftalmologia”, Rita Flores, secretária-geral da SPO, Augusto Magalhães, presidente do Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, António Limão, vice-presidente da SPO, e Lucília Lopes, presidente honorária do Congresso.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda