2º Simpósio Internacional de Função Respiratória

O Centro de Alergia do Hospital CUF Descobertas vai realizar, no próximo dia 18 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o 2º Simpósio Internacional de Função Respiratória, sob a coordenação dos imunoalergologistas Luís Miguel Borrego e Mário Morais de Almeida.

De inscrição gratuita, esta conferência tem o patrocínio científico de várias sociedades científicas nacionais: Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Sociedade Portuguesa de Pediatria, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e ainda da Ordem dos Médicos.

Da criança ao adulto, as doenças respiratórias das vias aéreas, geralmente crónicas, atingem mais de um terço da população. Esta reunião pretende, assim, ser um "fórum de debate para profissionais de saúde, sendo uma oportunidade de analisar e discutir, com especialistas nacionais e internacionais, estas patologias bem como as respostas clínicas adequadas para os diferentes grupos etários".



Global Lung Initiative

Sanja Stanojevic é a conferencista convidada deste simpósio, a qual irá abordar o tema "Global Lung Initiative: o que aprendemos". Sanja Stanojevic é investigadora no Hospital for Sick Childreen, no Canadá, na unidade de Medicina Respiratória, onde trabalha sobretudo na área do crescimento e desenvolvimento pulmonar.

Na apresentação do simpósio, a organização sublinha que o trabalho de Sanja Stanojevic distingue-se "pela procura de metodologias desafiadoras em Medicina Respiratória através da aplicação de estratégias analíticas inovadoras para a interpretação de testes de função pulmonar e resultados respiratórios, doenças respiratórias na infância, entre outras áreas, despertando a consciência para novos métodos em epidemiologia clínica e bioestatística".

É igualmente explicado que o Global Lung Initiative é um projeto que pretende obter equações de referência para as várias idades, desde as crianças em idade pré-escolar até aos idosos, cobrindo igualmente o maior número de grupos étnicos possível. É descrito como "um trabalho pioneiro que se distingue precisamente por estar na base das primeiras equações multi-étnicas para espirometria que abrangem todas as idades".

Os resultados deste projeto são fruto de uma cooperação internacional, que integra cinco sociedades internacionais, e que permitiu também que se criasse uma tabela única de crescimento do pulmão acessível e interpretada da mesma forma, independentemente do local, hospital ou país.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Inscrição:
A participação nesta iniciativa é gratuita, mediante inscrição prévia para o e-mail: secretariado.academiacuf@jmellosaude.pt, indicando o seu nome e dados pessoais bem com a instituição onde trabalha. As inscrições são limitadas.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda