KRKA

«É necessário que a Saúde Pública seja uma força de trabalho robusta em Portugal»

É com o apoio de uma equipa “de excelência e trabalhadora” que Ana Beatriz está a organizar o IV Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública. O encontro, que se realiza esta semana, tem "uma componente eminentemente prática", adianta a presidente da Comissão Organizadora.


Em declarações à Just News, a médica faz questão de salientar que a equipa inclui colegas seus tanto da Direção da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) como associados da ANMSP, Associação a que a presidente da Comissão Organizadora do evento está ligada desde 2017.

Ir ao encontro dos profissionais


Depois de Aveiro (2019), e de uma interrupção por causa da pandemia de COVID-19, a 2.ª edição do CNMSP realizou-se em Amarante (2021) e a última em Portalegre (2022). A vontade de descentralizar, “indo de encontro a quem está noutros locais que normalmente não têm tantos eventos científicos”, levou à escolha de Viseu.

O primeiro dia de trabalhos fica marcado pela realização de três workshops -- dedicados ao Código do Procedimento Administrativo, às ferramentas digitais e à metodologia Lean – mas também à reunião dos quatro grupos de trabalho da ANMSP: One Health, Vacinação, Promoção da Saúde e Autoridade de Saúde.

De acordo com Ana Beatriz Nunes, para a construção do Programa Científico, “tivemos em conta as respostas que foram dadas aos questionários de satisfação nos congressos anteriores, para percebermos melhor quais os temas que os nossos associados gostariam de ver discutidos”, não esquecendo as questões da ordem do dia para os profissionais de SP.



As sessões que se focam nos sistemas promotores de saúde e também na "necessidade de uma força de trabalho robusta” neste período pós-pandémico são igualmente referidas pela presidente do Congresso, que sublinha a vontade que há de este ano, sob o mote “A Saúde Pública em movimento: um compromisso para a ação”, conseguir-se promover um encontro “com uma componente eminentemente prática”.

As mesas dedicadas às boas práticas, que Ana Beatriz Nunes destaca, pretendem ser momentos de partilha no âmbito da intervenção em Saúde Escolar, da elaboração de diagnósticos de situação de saúde, da atuação da autoridade de saúde em domínios como a vigilância epidemiológica e da elaboração e execução dos planos de atividade das USP.


PUB

“Foi a descoberta da Saúde Pública que me fez ficar na Medicina”

Natural de Castro Verde, terá sido uma situação de doença grave de uma familiar que levou Ana Beatriz Nunes a tomar a decisão de ser médica, o que acabou por conduzi-la à então Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa.

“Gostei muito do curso de Medicina, mas cheguei ao fim a achar que estávamos todos demasiado centrados na doença, mais do que na saúde. E o que me interessava realmente era a saúde, perceber como é que se mantém uma população saudável, prevenindo a doença”, explica a médica, referindo que, durante a faculdade, acabou por não ter contacto substancial com a realidade quotidiana dos médicos de Saúde Pública (MSP).


Ana Beatriz

Foi uma longa viagem que entretanto fez, em que que teve a oportunidade de conhecer MSP de outros países, a que se juntou também, por exemplo, o facto de um amigo seu da faculdade ter escolhido a Especialidade Médica de Saúde Pública, que a ajudou a decidir o seu futuro profissional, ao perceber melhor qual o papel dos MSP e dos serviços de Saúde Pública.

Fez então o internato geral no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e depois a formação específica na Unidade de Saúde Pública do ACES Alentejo Central, que incluiu, no 2.º ano, o Curso de Especialização em SP no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL, entre outros estágios, nomeadamente, na DGS e no Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Atualmente investigadora e estudante de Doutoramento na Escola Nacional de Saúde Pública da UNL, Ana Beatriz Nunes teve, nos últimos tempos, a responsabilidade de liderar a equipa de 20 elementos que tratou da organização do IV Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública, que decorre entre 25 e 27 de outubro, no Instituto Politécnico de Viseu.

Ana Beatriz não só participou de forma ativa nas três edições anteriores do Congresso como acabou por integrar os Órgãos Sociais da ANMSP – foi secretária-geral no mandato 2019-2021 e é, sob a presidência de Gustavo Tato Borges, uma das vice-presidentes.



A entrevista pode ser lida na edição de novembro do Jornal Médico dos Cuidados de Saúde Primários.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda