Opinião
Projeto MenteCiente organiza 1.º Congresso
Ana Filipa Pascoinho
Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. Membro da Associação MenteCiente.
O projeto MenteCiente foi criado por um grupo de enfermeiros que exerciam funções na área da pedopsiquiatria com vista a promover a literacia da comunidade acerca das problemáticas de saúde mental infanto-juvenil, pois na sua prática profissional acabavam por perceber que pais/cuidadores, comunidade escolar e restante sociedade não estavam devidamente informados acerca destas temáticas.
O programa MenteCiente, focado em reconhecer sinais de alerta na adolescência e em aplicar estratégias de acompanhamento foi levado ao longo de dois anos a diversos municípios num total de 20 sessões, chegando diretamente a mais de 1.000 participantes num projeto amplamente bem sucedido. Para culminar o final destes dois anos, a associação decidiu celebrar com a organização de um congresso dedicado a profissionais de todas as áreas que tocam a faixa etária mais jovem da sociedade.
O 1º Congresso de Saúde Mental Entre Margens decorrerá nos dias 26 e 27 fevereiro 2026 no ISCAC Business School em Coimbra e abarca várias mesas consoante as diferentes etapas do desenvolvimento da criança/adolescente/jovem.
Uma primeira mesa acerca do período perinatal e primeira infância, uma vez que a saúde mental do bebé começa mesmo ainda durante a gestação e tem uma importância fulcral nos primeiros anos de vida, construindo bases sólidas para um saudável desenvolvimento futuro. .jpg)
Ana Filipa Pascoinho
A mesa seguinte acerca da idade escolar – Entre o aprender e o sentir, abordando consoante a perspetiva de técnicos de saúde de diferentes áreas os desafios sentidos com o ingresso no 1º ciclo do ensino básico que se irão transpor pelos anos seguintes. De seguida, abordam-se os desafios da adolescência na mesa Entre a Mudança do Corpo e a Transformação da Mente, uma fase da vida em que os pais assumem ter uma dificuldade acrescida na relação com os filhos (comunicação mais difícil, distanciamento dos pais através da crescente autonomização, bem como a proximidade do grupo de pares por oposição ao afastamento dos pais).
Abordamos ainda numa mesa posterior a questão da transição dos cuidados de saúde mental da pedopsiquiatria para a psiquiatria de adultos com a mesa Entre Margens e Sonhos - Jovem adulto. Para além disso será ainda abordada ainda a perspetiva dos programas existentes na comunidade que podem dar a estes jovens e suas famílias.
Para além destas mesas serão divulgados os resultados da avaliação do programa MenteCiente e ainda haverá espaço para dois workshops.
A equipa MenteCiente orgulha-se de contar com palestrantes de áreas profissionais diferentes, todas elas que tocam esta franja mais jovem da sociedade com questões de saúde mental e suas famílias e que de forma muito gentil aceitaram colaborar neste desafio.
Aproveitamos para convidar todos os que queiram juntar-se a este evento a que possam inscrever-se na página https://www.menteciente.org/.


