KRKA

Área respiratória: novas bolsas de incentivo à investigação no âmbito da Medicina Geral e Familiar

O Grupo de Estudos em Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) lança mais uma iniciativa, com o apoio da Pfizer Vacinas, com o propósito de incentivar médicos de família a realizar investigação na área respiratória no âmbito da Medicina Geral e Familiar (MGF), com a criação de “Bolsas para a Participação em Encontros Científicos”.

Em declarações à Just News, Rui Costa, coordenador do GRESP, explica que o objetivo é apoiar a participação em encontros científicos internacionais, sempre que estes participem com trabalhos científicos.

Podem candidatar-se a estas bolsas todos os sócios da APMGF com as quotizações regularizadas que participem com trabalho científico (sob a forma de poster, apresentação oral ou outro) na área das doenças respiratórias nos cuidados de saúde primários, no 5th IPCRG Scientific Meeting, que decorre de 17 a 18 de maio de 2017, em Ljubljana (Eslovénia), e no ERS International Congress, que terá lugar de 9 a 13 de setembro de 2017, em Milão, e, excecionalmente, em outras reuniões e congressos internacionais de grande interesse científico.



Rui Costa sublinha que, “no âmbito do exercício das suas atividades profissionais, torna-se relevante o médico de família também realizar trabalho de investigação e partilhar a sua experiência clínica com outros profissionais de saúde, nomeadamente a nível internacional”.

“Esta partilha de conhecimento e experiências clínicas é necessária e fundamental por revelar e dar a conhecer as especificidades e particularidades da atuação médica na sua prática clínica diária na realidade portuguesa, nomeadamente na área respiratória e no âmbito dos cuidados de saúde primários”, acrescenta o responsável. 



Jaime Correia de Sousa com a Direção do GRESP (Carlos Gonçalves, Cláudia Vicente, Rui Costa, Luís Alves e João Ramires) durante as últimas Jornadas do GRESP.

Investigação em Portugal tem “caráter episódico” e “bastante irregular”


De acordo com Jaime Correia de Sousa, presidente do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), a investigação geral em MGF em Portugal tem um “caráter episódico” e “bastante irregular”, sendo sobretudo motivada pelas necessidades curriculares dos internos e pela progressão académica dos médicos de família docentes universitários.

“A investigação nos departamentos académicos de MGF tem vindo a crescer lentamente nos últimos anos, com a tendência para a constituição de linhas de investigação com caráter de continuidade”, acrescenta o professor auxiliar convidado da Escola de Medicina (EM) da Universidade do Minho e médico de família da USF Horizonte, em Matosinhos.



Jaime Correia de Sousa considera que as bolsas promovidas pelo GRESP podem ser um importante estímulo à investigação individual. No entanto, não deixa de apelar a todos os colegas, internos de MGF, orientadores, médicos de família em geral ou outros profissionais dos CSP para procurarem desenvolver estudos cooperativos, de preferência multicêntricos e enquadrados no conjunto de estudos em curso. Dessa forma, refere, “o seu interesse científico e a capacidade de produção de conhecimento podem ser consideravelmente maiores”.

O regulamento das bolsas pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda