KRKA

Português é vencedor em concurso internacional para ajudar pessoas com perda auditiva infantil

André da Silva Freire, de 10 anos, foi premiado no Concurso Internacional de Invenção Infantil IDEASforEARS, uma competição mundial organizada pela MED-EL, empresa com soluções de implantes auditivos.

A iniciativa pretende "aumentar a consciencialização sobre a perda auditiva e, ao mesmo tempo, incentivar crianças entre os 6 e os 12 anos a criar invenções que melhorem a vida de pessoas com problemas auditivos".

É adiantado que, "entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade". O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria.

Sistema de localização por georreferenciação

Em comunicado, a MED-EL refere que André da Silva Freire destacou-se no Concurso IDEASforEARS com uma ideia inovadora: "um sistema de localização por georreferenciação do dispositivo de processador de áudio do implante coclear, com base num mapa disponível no smartwatch".

Segundo a empresa, o jovem, também portador de um implante coclear, decidiu concorrer depois de ter perdido duas vezes o seu processador de áudio "e não querer repetir a má experiência". Considerado um "exemplo notável da combinação de criatividade e praticidade", o projeto submetido a concurso significa "um impacto positivo na vida de todos os que necessitam de recorrer a implantes cocleares para poderem ouvir e terem uma rotina com normalidade".



"Gostava bastante que este projeto ganhasse vida"

“O implante coclear é muito importante no meu dia-a-dia e, por isso, fico aflito quando perco o meu processador de áudio", afirma André da Silva Freire, acrescentando:

"Para evitar que isso volte a acontecer, decidi conceber uma solução capaz de localizar os dispositivos em tempo real. Gostava bastante que este projeto ganhasse vida e ajudasse todas as pessoas com perda auditiva!."

Aos 10 anos, o André sofreu uma surdez repentina, causada por uma otite que provocou a surdez total do ouvido direito.  Meses mais tarde, no verão de 2023, foi implantado no Hospital Dª Estefânia (Lisboa), onde também colocou o processador auditivo. O jovem frequenta atualmente o 5.º ano de escolaridade e "vive o seu dia a dia sem qualquer limitação, graças ao aparelho que lhe permite ouvir o que o rodeia".

É possível conhecer todos os projetos vencedores aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda