KRKA

Álcool e saúde: Estudantes de Medicina querem «desmistificar» a expressão «Seja responsável. Beba com moderação»

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) acaba de anunciar que estabeleceu uma parceria com a CNAF - Confederação Nacional das Associações de Família, com o objetivo de "informar e sensibilizar a população para o consumo de bebidas alcoólicas em excesso". Uma iniciativa que tem o apoio do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Nesse sentido, a ANEM apela à criatividade de todos os estudantes de Medicina, convidando a que elaborem um cartaz que possibilite o lançamento de uma "campanha de desmistificação e aprofundamento da expressão ´Seja responsável. Beba com moderação`, que deve constar nas mensagens publicitárias de todas as bebidas alcoólicas".

Desta forma, a ANEM e a CNAF visam transmitir uma mensagem "com um impacto social importante, nomeadamente no meio familiar", e que seja transmitida "quer dos mais velhos para os mais novos, quer dos mais novos para os mais velhos".

De acordo com o regulamento do concurso, "ambicionando uma mudança comportamental, pretende-se que a população fique informada da quantidade máxima diária de álcool que não está associada a efeitos indesejáveis e quais os efeitos que se poderão instalar quando estes valores são excedidos".

O trabalho vencedor será divulgado por todas as escolas médicas e associados da CNAF, além do seu autor receber um prémio no valor de 1.000€. Podem participar no concurso todos os estudantes de Medicina, do 1.º ao 6.º ano, matriculados em qualquer uma das escolas médicas, representados por um dos associados da ANEM.




Mensagem principal da campanha: 
"Apesar da enorme importância que reconhecemos na presença da expressão ´Seja responsável. Beba com moderação`, nos anúncios das bebidas alcoólicas consideramos que essa deve ser enquadrada e explicada à população, para que a mensagem se torne mais objetiva e não seja deixado ao critério de cada um o conceito de ´moderação`".

As propostas podem ser enviadas para saudepublica@anem.pt até dia 25 de outubro.
O regulamento está acessível aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda