KRKA

iMed Conference «espelha a capacidade de trabalho dos estudantes de Medicina portugueses»

Entre os dias 13 e 16 de outubro realiza-se a 8.ª edição do iMed Conference, um evento científico organizado anualmente pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM).

Em declarações à Just News, Inês Rodrigues, presidente da Comissão Organizadora, afirma que o evento contou, nas últimas edições, "com uma maioria de inscrições de estudantes de Medicina da NMS|FCM. No entanto, a cada edição, temos vindo a consolidar uma posição tanto entre os estudantes das várias Escolas Médicas a nível nacional, como com estudantes de outras áreas de Ciências da Vida, como as Ciências Farmacêuticas, a Biologia Molecular e Celular ou a Bioquímica".

A estudante de Medicina considera ainda que "a dimensão e qualidade do congresso são os pontos fulcrais para a crescente participação de alunos internacionais, particularmente Espanha, Alemanha e Reino Unido".

"Dinamização crescente junto de grandes instituições"

Na sua opinião, o iMed Conference é "uma conferência em expansão, mas com uma base sólida – prova disso é o crescimento em número de participantes. Tal motivou a opção pelo Cento Cultural de Belém (CCB), mantendo no entanto um dia dedicado a workshops que decorre na NMS|FCM".

Assim, por um lado, "há um reforço da nossa posição junto dos estudantes e profissionais de Saúde, com uma dinamização crescente junto de grandes instituições, como o Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) ou o Instituto Nacional de Medicina Legal (INML)". Por outro lado, refere que é feita uma aposta "no crescimento internacional, através de parcerias com diversos congressos para estudantes de Ciências da Vida".



Para Inês Rodrigues, o impacto do congresso evidencia-se a diversos níveis: "Temos conseguido incentivar um número crescente de participantes a envolverem-se em projetos de investigação, incentivamos à leitura de textos científicos e à atualização bibliográfica dos temas mais pertinentes para os estudantes. Igualmente, sentimos que espelhamos a qualidade do ensino médico e da capacidade de trabalho dos estudantes de Medicina portugueses.

Especificamente sobre o retorno dos oradores, "é muito positivo, tanto no que toca à hospitalidade, como na organização e profissionalismo de toda a equipa (iMed Team e iMed Crew)."

"Queremos inspirar uma geração de investigadores e profissionais de Saúde."

Uma das imagens de marca do iMed Conference prende-se com a participação de oradores, muitos deles estrangeiros, com grande reputação nas suas áreas. Inês Rodrigues explica que o evento "prima por trazer até Lisboa nomes conceituados da Ciência, independentemente da nacionalidade como marco de qualidade" e dá um exemplo: "Este ano contaremos com a presença do Doutor José Oliveira, psiquiatra, com formação em Portugal e em França, doutorado na área da Imunopsiquiatria".

Adianta ainda que "tentamos que haja um equilíbrio entre personalidades de reconhecido mérito e creditadas nas suas áreas, e investigadores que na nossa ótica possuem potencial e se encontram mais próximos da faixa etária dos nossos participantes – queremos inspirar uma geração de investigadores e profissionais de Saúde."


Inês Rodrigues com alguns dos colegas da Comissão Organizadora.

Questionada sobre quais são, por outro lado, as dificuldades para trazer tantos especialistas internacionais a um evento organizado por estudantes, Inês Rodrigues refere que "a principal dificuldade é o enquadramento de agendas, que implica contactos com grande antecedência". Como seria expectável, as questões financeiras "são igualmente uma preocupação, pelo que os nossos parceiros são essenciais à realização da conferência".

No entanto, a estudante da NMS/FCM faz questão de deixar claro que a equipa do iMed Conference, "apesar de exclusivamente constituída por estudantes de Medicina, possui um enorme sentido de responsabilidade e entrega".

Um conjunto de "palestras imperdíveis"

Quanto aos oradores que vão marcar presença na edição deste ano, a presidente do evento destaca a presença de J. Michael Bishop, "laureado Nobel pelos avanços na área da Oncologia (retrovírus oncogénicos) e autor de How to win a Nobel?", sendo "uma das mais esperadas pelos nossos participantes este ano".

Merece igualmente destaque "a presença de Sir Roy Calne, corresponsável pelo primeiro transplante hepático bem-sucedido e laureado Lasker, desperta enorme curiosidade entre a nossa audiência de futuros cirurgiões".

"Contamos um dos nomes cimeiros da Genética Psiquiatria, o Professor Jonathan Flint, ainda o Professor Michael Lisanti, um dos elementos mais ativos no desenvolvimento de novas teorias na área da Oncologia, e também com o autor de muitas teorias controversas na área da Gerontologia, o Professor Aubrey de Grey. No âmbito das Competições, a presença da Presidente da EMBO, a Professora Maria Leptin, e a presença da Dra. Lisa Sanders, revisora médica da séria House MD, são igualmente palestras imperdíveis desta edição."



"Queremos criar novas oportunidades"

Relativamente ao lema escolhido para esta edição - "Looking Further" - surgiu da vontade da equipa em apresentar aos novos participantes "a possibilidade de expandirem os seus interesses, conhecimentos e raciocínios".

Inês Rodrigues explica que "queremos criar novas oportunidades, tanto através da apresentação de temas que podem constituir mudanças de paradigma num futuro próximo, como através das várias Competições que desenvolvemos – Clinical Mind Competition by Boehringer Ingelheim, Research Challenge by Boehringer Ingelheim e Innovate Competition by Fundação AstraZeneca".



Além de uma Comissão Organizadora com mais de duas dezenas de estudantes, a preparação do evento conta com uma iMed Crew, que consiste "num conjunto de 40 a 50 estudantes de Medicina da NMS|FCM, que realizam o apoio logístico à conferência, permitindo uma maior integração e dinâmica na comunidade estudantil da NMS|FCM".

A presidente do iMed Conference 8.0 Lisbon salienta a importância desse trabalho de equipa: "Após meses de preparação da conferência pela Comissão Organizadora, com o apoio da NMS|FCM e da Direção da AEFCM, a iMed Crew possibilita a atenção aos participantes e oradores que tornam o iMed Conference uma experiência única a cada edição".





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda