KRKA

Diabetes e risco cardiovascular mobilizam profissionais da região Centro

Duas centenas de profissionais de saúde participaram no Projeto Educacional das Doenças Cardiovasculares/Diabetes da ARS Centro. Além de novos conhecimentos e da troca de experiências, três unidades de saúde familiar receberam uma plataforma plantar, para ajudar na luta contra o pé diabético.

A iniciativa, que consistiu na organização de três workshops, em Coimbra, Aveiro e Castelo Branco, e que visou promover a interligação entre cuidados de saúde primários e hospitalares, a fim de melhorar o funcionamento das equipas multidisciplinares de diabetes, foi organizada pelas coordenações dos programas da Diabetes e Doenças Cardiovasculares da ARS Centro e pelas unidades coordenadoras funcionais da diabetes (UCFD) da região Centro. As formações tiveram o apoio da MSD.



O objetivo foi, sobretudo, estabelecer formas de aplicação das Normas de Orientação Clínica (NOC), quer nos CSP, quer nos hospitais e vias de comunicação entre diferentes níveis de cuidados, como é o caso da Via Verde do Pé Diabético.

Além disso, foi ainda uma forma de capacitar as equipas para desenvolverem atividades na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, no geral e no âmbito da diabetes, em concreto, das lesões do pé diabético. Por fim, pretendeu-se também criar em cada UCFD uma consulta/consultadoria com apoio de técnicos de calçado, para permitir a escolha acertada do tipo de calçado e a realização de palmilhas adaptadas às características de cada pé.



Para Hélder Ferreira, o coordenador do Programa da Diabetes da ARS Centro, os workshops foram uma forma de otimizar o diálogo entre os vários profissionais de saúde que lidam com a diabetes e que também precisam de estar atentos às patologias do foro cardíaco. “A diabetes, como doença sistémica, provoca complicações micro e macrovasculares e aumenta 2 a 5 vezes o risco de doença cardiovascular”.



Para atualizar os conhecimentos dos vários profissionais de saúde, foram organizadas sessões sobre “Diabetes em Portugal”, “Doença cardiovascular e diabetes - o coração do diabético”, “Pé diabético” e “Plataforma plantar”.

No caso do pé diabético, Hélder Ferreira sublinhou a importância de se evitarem ulcerações e feridas, que podem levar a amputações. “A doença é responsável por 70% das amputações não traumáticas de membros inferiores e 85% destas são precipitadas por úlceras. O risco de um diabético vir a ter uma úlcera durante a sua vida é de cerca de 25%.”


Três USF receberam uma plataforma plantar. Rui Oliveira (enfermeiro da APDP) explica o seu funcionamento e utilidade.

Uma das ferramentas faladas nos workshops é a plataforma de pressão plantar. “Trata-se de mais uma ajuda para se conseguir definir quais são as zonas de apoio do pé, consoante a sua fisiologia, para que se possam confecionar palmilhas ou os apoios mais adequados, que melhorem a distribuição da pressão plantar, de modo a evitar complicações”, referiu o coordenador do Programa da Diabetes da ARS Centro.

Acrescentou ainda que “esta plataforma, oferecida pela farmacêutica que apoia o projeto educacional, já é utilizada na USF Topázio, em Coimbra, na UCFD Pinhal Litoral, em Leiria, e na UCFD Dão Lafões, em Viseu. No último encontro, em Castelo Branco, foi entregue mais uma plataforma à UCFD da ULS da Guarda.


Grupo de participantes no workshop de Castelo Branco.

 

O projeto não se fica por aqui. No segundo semestre deste ano, vai realizar-se uma reunião plenária com os intervenientes, em Coimbra, em data ainda a designar. “Pretende-se a troca de experiências e dúvidas entre todos os formandos e os próprios formadores, já que todos saímos mais ricos em conhecimento.”


Hélder Ferreira e Lúcia Amélia.

Além de Hélder Ferreira, a organização do projeto inclui Fernando Gomes da Costa, coordenador do Programa Regional das Doenças Cardiovasculares da ARS Centro, e a enfermeira Lúcia Amélia, do Departamento de Saúde Pública da ARS Centro. A iniciativa tem o patrocínio científico do Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

Os cardiologistas Bruno Rodrigues e Helia Martins, respetivamente, do Centro Hospitalar da Cova da Beira e da ULS da Guarda, foram os formadores para a área cardiovascular no workshop de Castelo Branco, tendo intervido no âmbito da sessão sobre "Doenças cardiovasculares e diabetes – o coração diabético".


Formadores na área da diabetes no workshop de Castelo Branco (ULS Guarda): João Correia, Adriana Gonçalves e Jordana Dias.


Equipa da consulta do pé diabético. Formadores do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.


A notícia completa pode ser lida na última edição do Jornal Médico.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda