XXII Congresso Nacional de Medicina Interna

Entre os dias 27 e 29 de maio de 2016, a cidade de Viana do Castelo vai receber o XXII Congresso Nacional de Medicina Interna. O evento, presidido por Diana Guerra, diretora do Serviço de Medicina I do Hospital de Santa Luzia, agregado à Unidade Local de Saúde do Alto Minho, decorrerá sob o mote “porta do Atlântico, porto da Medicina”.

“Organizar um congresso é sempre uma grande responsabilidade, sobretudo porque têm sido eventos com grande qualidade. Agora, essa responsabilidade está ainda mais elevada”, afirma Diana Guerra à Just News.



Já foi, entretanto, superado o desafio de escolher um lema que ligasse a cidade anfitriã do congresso às características da especialidade médica. Viana do Castelo é a cidade atlântica mais a norte de Portugal, tem montanha e mar, história e um porto. “E um porto significa a entrada e saída de barcos, troca de experiências e interação”, explica.

Em 2015, a presença no Congresso de especialistas da Medicina Geral e Familiar teve uma expressão evidente e a experiência pode repetir-se em 2016 com esta ou outras áreas. “Achamos que a vivência da Medicina Interna não se limita à Medicina Interna. Temos elos com outras especialidades e outras áreas do conhecimento. Esta foi uma ideia do doutor Luís Campos e as boas ideias são sempre para manter”, afirma.



“Como presidente do congresso, foi inevitável sentir com especial emoção este desafio. É normal e inevitável que sinta o peso desta responsabilidade. Mas não posso deixar de reconhecer que ela tem sido compartilhada com os restantes elementos da Comissão Organizadora que se têm dedicado com especial entusiasmo. Destaco ainda o apoio da SPMI”, acrescenta.

Segundo Diana Guerra, para além da organização científica, a escolha de Viana do Castelo para o local da realização do evento colocou outro desafio: a tarefa da organização logística. “A proposta da realização do congresso na nossa cidade só foi colocada após ter sido feito uma análise ponderada de todos os locais e meios de que poderíamos dispor", afirma.

A responsável explica que a "empreitada é ainda maior" pelo facto do evento abarcar também o Congresso Ibérico: "Expusemos o nosso propósito à câmara municipal, na pessoa do seu presidente, que reconheceu a importância deste evento com dimensão ibérica e que tem apoiado com entusiasmo a Comissão Organizadora”, desenvolvendo que outros organismos vianenses também já manifestaram o seu empenho.  Tendo como referência os congressos anteriores, são esperados mais de 1500 participantes.



Relativamente ao Congresso Ibérico, o presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Manuel Teixeira Veríssimo, explica que o evento significa “um avanço da Medicina Interna na Península Ibérica, juntando internistas portugueses e espanhóis, para que assim se possa ganhar conhecimento com as práticas de ambos os lados”.

Este congresso acontece alternadamente em Espanha e Portugal e, de acordo com Manuel Teixeira Veríssimo, “serve também para que cada vez mais tenhamos visões comuns e concertadas sobre a Medicina Interna na Europa”.

O presidente da SPMI adianta que o programa do Congresso Ibérico é inserido no programa do congresso português, sendo constituído por mesas-redondas mistas e abordando temas com interesse bilateral.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda