I Congresso Internacional de Saúde Materna da ESEL

Diversas temáticas da área da saúde sexual e reprodutiva serão abordadas, ao longo dos dias 26 e 27 de maio, no I Congresso Internacional de Saúde Materna, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL).

A comissão organizadora salienta que o congresso pretende promover a "apresentação de evidência científica, ética, política e social em prol da Enfermagem/enfermagem especializada e da consecução de melhoria da qualidade de vida e dos serviços de saúde no apoio à mulher e família".

Do programa fazem parte temas como o parto natural, as consultas de Enfermagem em patologia mamária e em infertilidade, o conforto no trabalho de parto, a formação especializada em ESMO, as inovações na contraceção nos jovens.

No painel "Desafios para um Cuidar Intercultural", serão abordados, nomeadamente, projectos desenvolvidos com populações imigrantes em Portugal, a importância da unidade móvel e partilhadas experiências com várias populações migrantes, bem como o caso concreto de uma experiência em Timor.

Realiza-se também uma sessão focada na "Abordagem para apresentar a família ao bebé e para apresentar o bebé à família em contexto de saúde e nas visitas domiciliarias em famílias em risco".

A sessão de abertura do evento conta com as intervenções do presidente da ESEL e representantes da Ordem dos Enfermeiros, Direção-Geral da Saúde OE, Direção-Geral de Ensino Superior, Departamento de Enfermagem de Saúde Materna e da Associação de Estudantes da ESEL.

Além de especialistas da ESEL e dos oradores convidados de Espanha e Estónia, o congresso terá a participação de profissionais oriundos de várias entidades nacionais, como o Hospital Beatriz Ângelo, Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, USF Venda Nova, ACES Parede-Cascais, Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, Centro Hospitalar do Algarve.

Contacto:
Secretariado
Telefone: (315) 21 891 22 00 
E-mail: cism@esel.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda