Dia Mundial do AVC 2014: nova campanha é dedicada à mulher

A Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization - WSO), juntamente com os seus membros e parceiros em todo o mundo, vão lançar, no próximo Dia Mundial do AVC, assinalado a 29 de outubro de 2014, uma nova campanha, dedicada especialmente às mulheres, sob o lema "Eu sou mulher: O AVC afeta-me".

De acordo com a WSO, a escolha do tema da campanha, que se prolongará entre 2014-2016, explica-se pelo facto de existir uma percentagem significativamente mais elevada de mortalidade nas mulheres devido ao AVC do que nos homens. "Seis em cada dez mortes causadas por AVC ocorrem em mulheres, em grande parte porque o AVC ocorre mais tarde na vida nas mulheres, quando é mais perigoso", alerta a WSO, que apela ao apoio de todos para que esta "seja mais uma campanha de sucesso".

De acordo com a OMS, todos os anos morrem 3,2 milhões de mulheres devido ao ACV, valor que não inclui um largo número de mulheres que ficam com incapacidades para o resto da vida. Este risco mais elevado das mulheres sofrerem um AVC está associado a uma maior incidência de dores de cabeça, depressão, diabetes e perturbações do ritmo normal cardíaco.


WSO
A Organização Mundial do AVC surgiu em outubro de 2006, após a fusão da International Stroke Society (ISS) e da World Stroke Federation (WSF), as duas principais organizações que representavam a luta contra o AVC a nível global. A WSO tem, como principal propósito, promover a investigação e ensino na área do AVC, de forma a que os cuidados prestados aos sobreviventes de AVC em todo o mundo sejam mais eficientes.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda