12º Congresso Internacional da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia - EUGMS

"Discover new ways in Geriatric world" é o lema do 12º Congresso Internacional da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia (EUGMS), que decorrerá em Lisboa, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2016. Para João Gorjão Clara, presidente do congresso, o lema escolhido tem o propósito de "associar o espírito pioneiro e a aventura das Descobertas aos futuros caminhos da Geriatria, na procura de novo conhecimento, que permitam a melhoria dos cuidados prestados aos doentes idosos".

Mostrar que Portugal «é capaz de inovar e investigar em Geriatria!»

O responsável salienta que "vamos finalmente trazer a território nacional uma das melhores reuniões internacionais em Geriatria, possibilitando a maior participação portuguesa no Congresso".


Na sua opinião, esta será "uma excelente oportunidade para todos assistirem a conferências sobre vários temas de Geriatria por alguns dos principais especialisas europeus (ou mundiais), podem assim adquirir conceitos inovadores que vos serão úteis na prática clínica de Medicina Interna, dada a elevada prevalência de idosos nas nossas enfermarias, consultas e urgências".

Sublinha o coordenador do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI) que esta é também uma "oportunidade única para apresentarem os vossos trabalhos originais" e que "queremos muito mostrar que Portugal é capaz de inovar e investigar em Geriatria!".

"Otimizar o estado funcional do doente idoso"


Em declarações à Just News, João Gorjão Clara, coordenador da Unidade Universitária de Geriatria da Faculdade de Medicina de Lisboa/Centro Hospitalar de Lisboa Norte e coordenador do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI), salienta que o doente geriátrico não se define pela idade, como em 1948 o fez, no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, Marjory Warren, a mãe da Geriatria, e esclarece:


“Na atualidade, o doente geriátrico é de facto idoso, mas, além disso, tem alto grau de fragilidade, múltiplas patologias de diagnóstico difícil, abordagem holística e decisões terapêuticas complexas”, afirma, concluindo que “a Geriatria tem o papel fundamental de otimizar o estado funcional, melhorar a qualidade de vida e a autonomia do doente idoso”.

Destinatários

No âmbito da apresentação do 12º Congresso Internacional da EUGMS, a comissão organizadora refere que o evento é dirigido a profissionais de saúde que partilhem o mesmo interesse na medicina geriátrica, nomeadamente geriatras, internistas, médicos de MGF, neurologistas e especialistas de todas as disciplinas médicas, terapeutas, enfermeiros, gerontologistas, investigadores e cientistas, farmacêuticos, nutricionistas. É ainda salientado que o evento se destina "a todas as pessoas que tomam conta de doentes idosos, de forma a compreenderem a abordagem social, médica e clínica às doenças geriátricas".

Ano após ano, o Congresso da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia tem vindo a ganhar cada vez mais relevância e é, atualmente, um dos mais importantes eventos internacionais na área da Medicina Geriátrica, com cerca de 1.500 participantes europeus e vários convidados, inclusive de outras partes do mundo.

A visão holística da Medicina Interna


Os especialistas estarão focados nos tópicos mais relevantes relacionados com o tema do congresso, incluindo intervenções cirúrgicas, farmacológicas e práticas em cuidados de saúde. Os oradores vão estar igualmente centrados nos "novos desafios da saúde e envelhecimento, como as novas tecnologias de informação e protocolos e práticas médicas inovadoras".

Além das mais recentes novidades relacionadas com a medicina geriátrica, estarão também em debate
os "novos papéis e competências dos diferentes profissionais de saúde nas equipas multidisciplinares", assim como a importância de se construirem "relações interdisciplinares dentro da comunidade médica".

Para Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI, a abordagem que deve ser dada ao doente idoso encaixa-se perfeitamente na visão holística da Medicina Interna: “Cada vez temos mais idosos, portanto, a doença crónica está a aumentar. Isto quer dizer que há vários aparelhos envolvidos e diversas doenças em simultâneo, o que se encaixa perfeitamente nos objetivos da Medicina Interna, uma especialidade que se preocupa com todo o organismo, com o conjunto dos aparelhos a funcionar no seu todo.”



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda