VIH e covid-19: ViiV Healthcare apoia investigação e comunidades com 3,5 milhões de euros

A ViiV Healthcare, empresa global especializada na infeção por VIH, anunciou há dias a criação do Fundo Global de Resposta a Emergência VIH e covid-19.

Esta bolsa de cerca de 3,5 milhões de euros vai apoiar "projetos de investigação que visem estudar o impacto médico e científico que a covid-19 está a ter nas pessoas que vivem com VIH", mas não só. A iniciativa pretende também "ajudar a combater desafios específicos da comunidade VIH criados pela pandemia global".

Deborah Waterhouse, CEO da ViiV Healthcare, esclarece o que motivou esta decisão: “A nossa missão é não deixar nenhuma pessoa que vive com VIH para trás e, neste período sem precedentes, é mais importante do que nunca que utilizemos os nossos recursos e competências para fazer precisamente isso. De modo a contribuir para encontrar soluções, a ViiV Healthcare orgulha-se de anunciar o Fundo Global de Resposta a Emergência VIH e covid-19."

"Apoiar a investigação e organizações comunitárias locais"

Refere a responsável que, através deste fundo, "podemos apoiar investigação sobre o impacto da covid-19 nas pessoas que vivem com VIH, que é urgentemente necessária. Teremos também a capacidade de apoiar organizações comunitárias locais focadas na resposta à pandemia e naqueles que foram impactados pela covid-19".


Deborah Waterhouse

Segundo a diretora executiva da ViiV Healthcare, o objetivo final é claro: "Possibilitar que estas organizações possam continuar o importante trabalho que estão a fazer para apoiar a comunidade VIH. Sabemos que o apoio ao sistema de saúde vai ajudar a salvar vidas.”

O Fundo Global de Resposta a Emergência VIH e covid-19 será dividido equitativamente entre dois programas e os donativos serão disponibilizados através de um processo de pedido de proposta.

Assim, o Fundo de Investigação de Resposta a Emergência disponibilizará até metade da verba para apoiar investigação científica sobre o impacto da COVID-19 nas pessoas que vivem com VIH.

Já o Fundo Comunitário de Resposta a Emergência visa disponibilizar a outra metade da verba, cerca de 1 milhão e 750 mil euros, com o propósito de "apoiar atividades comunitárias que permitam abordar os desafios específicos que as pessoas que vivem com VIH enfrentam durante esta pandemia".



Reunir dados científicos para "questões importantes que estão a ser levantadas"

Harmony Garges, diretora médica da ViiV Healthcare, recorda que, “uma vez que a covid-19 é causada por um novo vírus, não temos dados científicos para responder a algumas das questões importantes que estão a ser levantadas pelas pessoas que vivem com VIH e pelos seus médicos."
 
Assim, a responsável médica avança com algumas das questões a que procurarão dar resposta: "Será que a infeção por VIH aumenta o risco de ter covid-19? Será que as pessoas que vivem com VIH correm maior risco de desenvolver uma infeção grave? Estará a pandemia a impossibilitar que as pessoas que vivem com VIH compareçam às consultas e recebam o tratamento e cuidados de saúde que necessitam?"


Harmony Garges

A decisão em arrancar com o estudo sobre estas questões deve-se, em grande medida à comunidade VIH, sublinha Harmony Garges: "Foi-nos solicitada ajuda para iniciar o estudo destas questões e o Fundo Global de Resposta a Emergência VIH e covid-19 foi criado para apoiar os seus esforços.”

Sobre os programas de apoio:

Fundo de Investigação de Resposta a Emergência

Para ajudar "a melhorar o conhecimento e a gestão da pandemia covid-19 nas pessoas que vivem com VIH", a ViiV Healthcare disponibiliza-se em apoiar projetos de investigação em três áreas de interesse prioritárias: epidemiologia e dados de vida real, iniciativas focadas na gestão de sistemas de saúde em ambientes com covid-19 e biomarcadores de suscetibilidade à doença, gravidade e progressão.

O período para a submissão de propostas decorre entre 27 de abril e 18 de maio. Os projetos serão revistos por um painel científico interno da ViiV Healthcare e os candidatos selecionados serão notificados até 5 de junho.



Fundo Comunitário de Resposta a Emergência

A ViiV Healthcare procura candidaturas de organizações comunitárias "para apoiar o seu trabalho na resposta a desafios específicos que emergiram para as pessoas que vivem com VIH ou afetadas pelo VIH, como resultado da pandemia covid-19".

Através do Fundo Comunitário de Resposta a Emergência, serão disponibilizados donativos para apoiar o acesso contínuo à prevenção, tratamento e serviços de assistência, modelos diferenciados de prestação de serviços e pagamentos a curto prazo para colaboradores essenciais da comunidade. Está ainda previsto apoiar a monitorização e feedback da comunidade sobre o impacto da covd-19 nos serviços e apoio relacionados com a infeção por VIH. 

O período para a submissão de propostas decorre entre 27 de abril e 15 de maio. 

Imprimir