Cepheid Talks

SPMI cria Escola para médicos que orientam internos, «estimulando o ensino ativo»

"É muito mais que um Curso", assegura o internista António Martins Baptista, a propósito da iniciativa que vai arrancar em maio de 2022, organizada pelo Núcleo de Estudos da Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Na verdade, a Escola de FORmadores em Medicina Interna (EForMI) "é também muito mais do que uma escola", acrescenta o médico.

Concebido pela equipa que tem promovido nos últimos 12 anos a EVERMI (Escola de Verão de Medicina Interna - EVERMI), este novo projeto visa promover a partilha de conhecimentos com os internistas que orientam internos, "estimulando o ensino ativo, pensando o futuro da formação em conjunto". E, no decorrer desse processo, "envolvendo o Colégio da Ordem dos Médicos e a SPMI", salienta António Martins Baptista.


António Martins Baptista


"Ambiente de imersão total"

O objetivo é que, desta forma, seja desenvolvida "uma rede de contactos que permita intercâmbios, tudo isto num ambiente de imersão total no tema, entre os participantes e os palestrantes, que escolheremos pelas suas capacidades pedagógicas e conhecimentos relevantes em cada tema".

O especialista do Hospital Beatriz Ângelo adianta ainda que o programa terá "sessões baseadas na resolução (e ensino) de casos clínicos, workshops, ferramentas do Orientador de Formação, sessões out-of the box e muito mais, sempre com o foco na interação".

António Martins Baptista, que já presidiu à Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (2010-2012), assume a Direção da Comissão Organizadora deste novo projeto.

Tendo já coordenado e impulsionado o Núcleo de Formação da SPMI, António Martins Baptista tem desenvolvido esforços, ao longo dos anos, na formação dos internistas, o que muito contribuiu para lhe ter sido atribuído, em outubro, o Prémio Nacional Medicina Interna 2021.

"O que mudo no Serviço"


A EForMI surge no âmbito do projecto 2022: Ano do Orientador de Formação de Medicina Interna (AOFMI) e realiza-se de 27 a 29 de maio de 2022.

O programa inclui, nomeadamente, um workshop cujo título é elucidativo do pragmatismo da formação: "Sou Diretor de Serviço – O que faço para motivar o OF, e o Interno, e o que mudo no Serviço para melhorar a formação".

"A importância da investigação na formação dos médicos" é o tema da conferência de abertura.

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Secretariado da SPMI
Tel 217 520 570 / 217 520 578
cristina@spmi.pt 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda