KRKA

Sofia Duque é a nova coordenadora do Núcleo de Estudos de Geriatria

Sofia Duque é a nova coordenadora do Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). A internista, com competência em Geriatria, sucede assim a João Gorjão Clara, após ter sido eleita no passado dia 5 de outubro, na Reunião de Núcleos, que decorreu no 27.º Congresso Nacional de Medicina Interna.



Integrando o NEGERMI desde o primeiro ano, ainda como interna, conhece bem o trabalho desenvolvido ao longo destes anos e que levou à evolução da Geriatria em Portugal. “Sem dúvida que o empenho de toda a equipa contribuiu para a criação de consultas de Geriatria e unidades de Ortogeriatria em diferentes hospitais, incluindo privados”, disse em declarações à Just News.

Contudo, a nova coordenadora admite alguma preocupação no que diz respeito ao impacto da pandemia nesta área. “A sobrecarga de trabalho e a falta de recursos humanos não têm permitido avançar com mais projetos e os já existentes têm-se ressentido.”


Sofia Duque e João Gorjão Clara

Espera assim que a situação se altere num pós-pandemia, porque as mudanças sociodemográficas assim o exigem. “A população está cada vez mais envelhecida, vive-se mais anos, mas infelizmente com pouca qualidade de vida. Os idosos têm determinadas particularidades que devem ser tidas em conta no seu acompanhamento, sendo essencial que todos os profissionais de saúde - não apenas médicos – tenham conhecimento das mesmas.”

Dedicando-se desde o Internato aos mais velhos, Sofia Duque espera que Portugal venha a ser como outros países europeus, nomeadamente Espanha, onde as unidades de Geriatria já são uma realidade há mais de 30 anos.

Essa é a sua vontade e a dos restantes membros do Núcleo que irão reunir-se nas próximas semanas para definirem um plano de ação para o mandato de 2021-2024.



A lutar pela Geriatria desde o Internato


Com 40 anos, Sofia Duque licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde, atualmente, é assistente convidada da cadeira de “Introdução às Doenças do Envelhecimento”. Desde 2014 tem a competência em Geriatria, tendo estado envolvida na criação de diretrizes nacionais para esta área.

Após passar pelo Hospital Beatriz Ângelo, criou, em parceria com a Ortopedia, a Unidade de Ortogeriatria do Hospital S. Francisco Xavier-CHLO, estando, atualmente em fase de transição para outro projeto no Hospital Cuf Descobertas.



Atualmente é também diretora de Comunicação da European Geriatric Medicine Society e membro da European Academy for Medicine of Ageing desde 2012.

Em 2015 foi galardoada com um prémio nacional pelo trabalho desenvolvimento em cuidados a idosos, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Os seus principais focos de investigação têm sido a avaliação geriátrica, o delirium, os problemas nutricionais em Geriatria e os fatores preditores de prognóstico na população idosa.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda