Cepheid Talks

Sistemas de Informação em Saúde: «Queremos ajudar as instituições na tomada de decisões»

Ricardo Correia, o novo presidente da e-Mais − Movimento Associação dos Sistemas de Informação em Saúde, destaca que “até existem recursos financeiros, o que falta é capacidade instalada para nos candidatarmos aos mesmos e gerir os projetos”. Estas foram algumas das palavras por si proferidas na tomada de posse dos novos órgãos sociais da associação para o biénio 2022-2023, que aconteceu no final de abril.


Ricardo Correia

Para Ricardo Correia, “é preciso saber para onde queremos ir e com quem queremos ir, para conseguirmos constituir equipas capazes de colocar os projetos no terreno”. Por isso, neste biénio, a e-MAIS “vai empenhar-se na realização de uma série de estudos e na divulgação dos seus resultados". O objetivo é claro: "Queremos ajudar as instituições a tomar decisões de forma mais informada."

No seguimento da cerimónia de tomada de posse, seguiu-se a apresentação do roadmap para estudos em curso, que têm como objetivo “olhar para uma realidade do país relacionada com os sistemas de informação em saúde, ser publicados e colocados à discussão da forma mais isenta possível”.

Valorizando esta área investigacional, o novo presidente da e-Mais convidou todos aqueles que gostariam de participar neste tipo de estudos ou de os dinamizar a contactar a associação, que tentará “garantir as condições necessárias para a sua realização”.



Uma associação “disponível a receber dificuldades e expectativas e a transformá-las”

Durante a tomada de posse, Ricardo Correia adiantou que "a e-MAIS continuará a promover encontros que juntem diretores de informática hospitalares e fornecedores e procurem discutir as necessidades das instituições e as soluções”.

Como explica, “conhecermos os dados e termos o sistema a funcionar como um todo fazem muita diferença e, para tal, é necessário o contributo de todos – não só de utentes e utilizadores, mas também dos profissionais de informática que trabalham na área”.




Paralelamente, destacou a ambição da associação de “ser muito transparente, disponibilizando todas as informações no site e nas redes sociais”, e trazer as pessoas para junto de si, prontificando-se a “receber as suas dificuldades e expectativas e a transformá-las”.

Como salientou, “os sistemas de informação em saúde impactam o dia-a-dia de milhões de portugueses, pelo que é uma área que tem de ser tratada de forma séria”.



“Sistemas de informação que nos fazem sorrir ou chorar”

Ricardo Correia enalteceu que a vontade de realizar esta primeira reunião de direção da e-Mais no Centro Hospitalar do Baixo Vouga “deve ser lido como o compromisso de querermos trabalhar em prol da saúde e o mais perto possível dos sistemas de informação que nos fazem sorrir ou chorar”.

Enquanto vogal do Conselho de Administração deste centro hospitalar, Ana Gago frisou, no início da cerimónia, a “disponibilidade do CA para colaborar no que for necessário, considerando a mais-valia dos sistemas de informação na área da saúde em Portugal”.


Ricardo Correia, Rui Rijo e Ana Gago

Rui Rijo, presidente da Assembleia-Geral da e-Mais, falou de seguida, para evidenciar que um dos aspetos que a pandemia de covid-19 trouxe foi precisamente a “sensibilização para a importância da saúde digital e a aposta nessa área”.

Enaltecendo o “trabalho meritório da última direção, realizado em condições extremamente difíceis”, frisou a atuação da associação no sentido de atuar para que este campo digital possa ter “um resultado positivo não só em termos de saúde, como da economia da sociedade, para o futuro possa ser melhor para todos”.

Recordando que a constituição da e-MAIS remonta a 2014, Ricardo Correia destacou a sua ligação e a de Rui Rijo a esta associação desde essa data e sublinhou o desejo de “continuarmos a conseguir fazer mais, tal como o próprio nome indica”. O percurso passa por “concretizar um processo participativo e cocriado em conjunto com a academia, a indústria e o setor público, envolvendo todos os interessados para desenhar e otimizar esta rede especializada de conhecimento”.


Elementos dos Órgãos Sociais da e-Mais: Rafael Almeida,  Diogo Nogueira Leite, Pedro Leuschner, João Almeida, Ricardo João Cruz Correia, Victor Costa, Carlos Sousa e Rui Rijo


Órgãos sociais da e-Mais para o biénio 2022-2023

Assembleia Geral
Presidente: Rui Rijo (IPLeiria)
1.º Secretário: Domingos Pereira
2.º Secretário: Carla Cacho (SUCH)

Direção
Presidente: Ricardo João Cruz Correia (FMUP/CINTESIS, HealthySystems e VirtualCare)
Vice-presidentes: João Almeida (FMUP) e Carlos Sousa (Hospital da Cruz Vermelha)
Secretário: Rafael Almeida (CHBV – Hospital de Aveiro)
Tesoureiro: Victor Costa (CHTMAD)
Vogais: Pedro Leuschner (CHUPorto), Diogo Nogueira Leite (FMUP) e Daniel Faria (FCUL / LASIGE)

Conselho Fiscal
Presidente: Manuel Monteiro (Hospital de Braga)
Vice-Presidente: José Castanheira (ULS de Matosinhos)
Secretário: Diana Magalhães (ITSector)

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda