KRKA

Apostar na formação dos médicos face à «mudança de paradigma da infeção por VIH»

Para o coordenador do Núcleo de Estudos da Doença VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, “é importante apostar na formação face à mudança de paradigma da infeção por VIH, que voltou a afetar mais homens que fazem sexo com homens, assim como idosos”. Telo Faria falou à Just News no âmbito do 2.º Curso de Abordagem do Doente VIH na Urgência, organizado em parceria com o Núcleo de Internos de Medicina Interna da SPMI.



Telo Faria considera que o facto de, atualmente, estes serem dois grupos mais afetados pelo vírus da SIDA se deve muito às novas práticas sexuais. “As diferentes formas de relacionamento sexual -- caso do sexo em grupo --, o aumento do consumo de fármacos para a disfunção sexual e a procura de trabalhadores do sexo por parte dos mais idosos contribuem para um aumento da incidência nestes grupos.”

No caso dos homens que têm sexo com homens, o internista salienta que, “apesar da informação disponível, também existe uma ideia de facilitismo associada aos tratamentos, por estes permitirem viver mais anos e com qualidade”.



Embora estas populações sejam uma preocupação, Telo Faria mostra-se satisfeito com os avanços verificados nos últimos anos, nomeadamente no diagnóstico mais precoce das pessoas com idade superior a 55 anos. “Os clínicos estão mais alerta e mais sensibilizados e tem diminuído a incidência da infeção por VIH junto dos consumidores de drogas injetáveis”, refere.

90-90-90

O responsável destaca ainda as orientações da ONUSIDA para 2020, cujo objetivo é que 90% das pessoas que vivem com VIH sejam diagnosticadas, 90% das diagnosticadas estejam sob tratamento antirretroviral e 90% das que se encontram sob tratamento antirretroviral atinjam carga viral indetetável.

Alguns dos membros da Comissão Organizadora com formadores do Curso: Luísa Azevedo, Ricardo Fernandes, Margarida Mota, Fátima Leal Seabra, Telo Faria, Teresa Fevereiro, Ana Paula Brito, Inês Vaz Pinto, Sara Almeida Pinto e Domitilia Faria.

Estigma ainda é "um grave problema"

Além destas metas, Telo Faria alerta para a questão do estigma. “Continua a ser um grave problema, que se agudiza quando existem questões sociais graves de marginalização e pobreza”, aponta. 




“Nem sempre é fácil fazer uma avaliação clínica"

Ricardo Fernandes, coordenador do Núcleo de Internos de Medicina Interna da SPMI, disse à Just News estar muito satisfeito com o sucesso do curso. “A primeira edição realizou-se em 2015 e, face aos bons resultados, optou-se por esta segunda, mas com algumas alterações”, explica. Além da “componente clínica intensiva”, foram também abordadas matérias relacionadas, por exemplo, com os cuidados paliativos ou com a comunicação de más notícias.



Quanto aos desafios futuros da infeção por VIH, estes passam, sobretudo, pelo acompanhamento do doente, segundo Ricardo Fernandes. “Nem sempre é fácil fazer uma avaliação clínica, perceber-se se os sintomas advêm da infeção, dos tratamentos ou de outra doença que qualquer pessoa pode ter, principalmente na urgência.” Por isso mesmo, sublinha o papel do internista, “o especialista que tem uma visão holística do doente”.








Participantes do 2.º Curso de Abordagem do Doente VIH na Urgência.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda