Cepheid Talks

Sanofi lança ON-Immunization Academy: projeto de educação médica para profissionais de saúde

Já se realizou a primeira sessão do projeto ON-Immunization Academy, lançado pela Sanofi e direcionado a profissionais de saúde. “O feedback muito positivo comprova a relevância desta iniciativa”, explica Catarina Gomes, medical coordinator Portugal da Sanofi Vacinas.

Em declarações à Just News, a responsável esclarece que se trata, “essencialmente, de um projeto de educação médica”. E como surgiu a ideia? “Verificámos que existe alguma dificuldade no acesso a informação atual, credível e com alguma profundidade sobre a imunização. Decidimos então avançar para a construção desta academia.”

Os principais destinatários do projeto, que decorre “num formato 100% digital”, são médicos internos e especialistas de Pediatria, mas também de Medicina Geral e Familiar e enfermeiros. Contudo, conforme sublinha Catarina Gomes, “qualquer outro profissional de saúde com interesse nos temas em debate pode participar. Será muito bem vindo”.

A iniciativa da Sanofi, constituída por um conjunto de seis módulos, arrancou este mês de setembro e visa “explorar os diferentes temas ligados à imunização de doenças potencialmente incapacitantes”. Cada um dos módulos tem a duração de 45 minutos, seguidos de 15 minutos de perguntas e respostas.

Catarina Gomes

Imunologia, Imunidade e Imunização

Agendado para 18 de outubro, o 2.º módulo da ON-Immunization tem como tema: “Os 3I`s: Imunologia, Imunidade e Imunização”, estando a moderação de novo a cargo de Helena Soares, investigadora principal no Laboratório de Imunobiologia e Patogénese Humana - Nova Medical School.

À semelhança de todas as sessões, conta com a intervenção de três especialistas. Neste caso, Thiago Carvalho, imunologista e freelance science writer, vai explicar como funcionam as vacinas e a imunidade de grupo. Já Margarida Saraiva, investigadora principal no i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - Universidade do Porto, abordará o tema da “Imunidade sistémica vs imunidade das mucosas”.  


O terceiro orador será Hugo Rodrigues, pediatra no Hospital de Viana do Castelo e docente na Escola de Medicina da UMinho e na Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo. O médico vai falar sobre “como comunicar com os pais, particularmente, em situações graves. Intitulada ´Resistência vs comunicação na vacinação`, a sua intervenção abordará alguns mitos, equívocos e a ética no processo de vacinação”, refere Catarina Gomes.



Certificação por módulo

Catarina Gomes faz questão de sublinhar que os 6 módulos da ON-Immunization Academy “realizam-se de forma totalmente independente, podendo os participantes inscreverem-se apenas nas sessões em que têm interesse ou disponibilidade para assistir”.

Na sua opinião, este é um dado importante, pois permite que os profissionais “tenham a liberdade de escolher os módulos que mais se adequam às suas necessidades e interesses”.

E acrescenta: “Também o certificado de participação é por módulo, sendo entregue a quem assiste em direto. Contudo, e porque estamos de facto muito empenhados na partilha de conhecimento, os módulos ficam depois acessíveis na plataforma.”

Próximas sessões:

- Módulo 2: 18 de outubro
“Os 3I`s: Imunologia, Imunidade e Imunização
Coordenação: Helena Soares

- Módulo 3: 3 de novembro
“Um Olhar Profundo sobre o RSV: Epidemiologia e Carga da Doença”
Coordenação: Inês Azevedo

- Módulo 4: 15 de dezembro
“Desenvolvimento de Soluções para a Prevenção do RSV”
Coordenação: Carmen Carvalho

- Módulos 5 e 6: fevereiro e março 2023
Coordenação: Fernanda Rodrigues

A inscrição pode ser efetuada aqui.




Dirigido a profissionais de saúde e entregue nas unidades de saúde familiar (USF) de Portugal, esta publicação da Just News tem como missão a partilha de boas práticas, de boas ideias e de projetos de excelência desenvolvidos no âmbito do SNS, visando facilitar a sua replicação.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda