KRKA

Qualidade e segurança do doente: IPO Coimbra partilha boas práticas

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra organizou, há dias, as 2.as Jornadas da Qualidade e Segurança do Doente. Em declarações à Just News, Paula Alves, diretora clínica da instituição, explica que a realização do evento surgiu na sequência de uma série de iniciativas promovidas pela Comissão da Qualidade e Segurança do IPO.

“Por serem relevantes para toda a comunidade hospitalar e transversais no interesse e temáticas abordadas, as várias iniciativas foram trabalhadas no sentido de se apresentarem conjuntamente”, afirma, salientando que o IPO de Coimbra atribui a “importância máxima à qualidade e segurança do doente".



Segundo refere, o IPO Coimbra aborda periodicamente esta questão, com recurso a ferramentas de auditoria, e "trabalha com múltiplos grupos multiprofissionais, nas diversas vertentes da prestação de cuidados de saúde". Constitui também parcerias com outras unidades para o efeito, de que é exemplo a colaboração com a Unidade de Fármaco-Vigilância do Centro, para a temática específica da segurança do medicamento.

Paula Alves realça que o evento teve subjacente o objetivo preconizado pela Direção-Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde, que consiste na “promoção e disseminação de uma melhoria contínua da qualidade nas instituições prestadoras de cuidados de saúde”.

Adianta a médica de que "pretendemos que estas jornadas tenham periodicidade anual, acompanhando as orientações emanadas pela tutela também anualmente, após análise e discussão interna, levada a cabo pela Comissão de Qualidade e Segurança do IPO".



A 2.ª edição deste evento esteve focada na segurança dos cuidados de saúde prestados, distribuídos em três assuntos que a diretora clínica da instituição classifica como “fortes”: segurança do medicamento; segurança da comunicação; e prevenção da Infeção.

As Jornadas estiveram abertas "a toda a comunidade hospitalar do IPO de Coimbra", mas também a todas as Comissões de Qualidade e Segurança de outros hospitais e a profissionais de saúde em geral, "incluindo indivíduos em formação, nas diversas escolas do Ensino Superior".



Segurança, eficiência e efetividade clínica das organizações de saúde

Em declarações à Just News, a propósito das Jornadas, o presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Carlos Santos, reforça a ideia de que a estratégia para a Qualidade e Segurança do Doente "está alinhada com os objetivos do Ministério da Saúde e da Direção Geral da Saúde".

Por outro lado, assenta na melhoria contínua da qualidade e está na origem da acreditação total do Instituto de Oncologia de Coimbra por duas das organizações internacionais mais prestigiadas: o CHKS de Londres e a Organização Europeia dos Institutos de Cancro (OECI).



De acordo com aquele responsável, as Jornadas “foram uma oportunidade para a partilha de boas práticas quer no plano interno, quer com profissionais de outras organizações de saúde, pertencentes ou não às respetivas Comissões de Qualidade e Segurança”.

“O ecossistema de prestação de cuidados comporta riscos que importa conhecer e classificar para que possam ser evitados ou minimizados. Tal só é possível se as organizações conseguirem desenvolver políticas de incentivo ao reporte de erros ou de incidentes indesejados e incorporar o conhecimento que advém dos processos de identificação dos erros, na sua prática quotidiana”, salienta. E conclui:

“A formação dos profissionais nas vertentes da qualidade e segurança tem uma importância decisiva para que possamos ter organizações de saúde mais seguras, mas eficientes e clinicamente mais efetivas.”



Prémio Quizz

No evento foi entregue o Prémio Quizz, da iniciativa do IPO de Coimbra, que é atribuído por sorteio, de entre as respostas obtidas a um questionário efetuado pelos peritos em matéria de Qualidade e Segurança da instituição e distribuído pela assistência.

Segundo Paula Alves, este prémio tem como objetivo “manter o foco nos temas abordados durante o dia, estimular a assistência e premiar o interesse pelas Jornadas”, materializando-se sob a forma de um “cheque-brinde” para aquisição de um livro técnico.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda