Psiquiatras vêm a congresso internacional em Lisboa apresentar trabalhos de investigação inéditos

É já em setembro que a cidade de Lisboa vai acolher o International Twinned Congress 2024, um evento a que se associam várias instituições académicas e sociedades científicas internacionais. A psiquiatra Maria Luísa Figueira será um dos presidentes deste congresso.

Centrado no tema “Psiquiatria no Contexto de Novas Geografias Sociais”, o encontro juntará um leque de especialistas com trabalhos de investigação recentes realizados em diversas áreas da Psiquiatria.

As perturbações do comportamento alimentar, o suicídio e a perturbação e a reabilitação neurocognitivas serão algumas das temáticas em discussão no International Twinned Congress 2024. Segundo Maria Luísa Figueira, professora catedrática jubilada de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, os participantes irão encontrar “um programa muito rico, que irá reunir profissionais de vários países com investigações muito recentes na área da Psiquiatria e ainda não publicadas”.


Maria Luísa Figueira

No caso do suicídio, observa ser “um tema em grande desenvolvimento nos dias de hoje em termos de estudos psiquiátricos, dado tratar-se de um problema de saúde pública complexo e difícil de gerir”. E esclarece poder “trabalhar-se na sua prevenção nas fases iniciais, na avaliação dos comportamentos pró-suicidários e no acompanhamento terapêutico dos que fizeram tentativas”.

Também “o impacto que as questões em torno da nutrição têm nas perturbações psiquiátricas são importantes”, adianta, destacando que, “além da anorexia e da bulimia, é preciso olhar para a obesidade e as suas complicações como perturbações psiquiátricas subsequentes”.

Maria Luísa Figueira, que presidiu à Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e ao Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, evidencia ainda como, “hoje em dia, as capacidades cognitivas e o processo de reabilitação podem ser mais bem estudados, por haver instrumentos para tal que não existiam no passado”.

Sendo este congresso alusivo às novas geografias sociais, a psiquiatra refere alguns dos tópicos implícitos a esse conceito e que serão abordados no evento: “O isolamento social vivido nas cidades modernas e aquele que esteve associado à covid-19, a rejeição social enquanto experiência frequentemente traumática, o cyberbullyng e a cultura da empatia e da saúde mental numa sociedade contemporânea”.




A decorrer nos próximos dias 27 e 28 de setembro, na Clínica Psiquiátrica de São José de Telheiras – Irmãs Hospitaleiras, o congresso deverá reunir algumas centenas de participantes. De realçar ainda a participação ativa de muitos internos estrangeiros, nomeadamente da Bélgica, Itália e Áustria, na submissão de pósteres.

Para além de Maria Luísa Figueira, presidem ao International Twinned Congress 2024 Giuseppe Tavormina (Itália), Nicolas Zdanowicz (Bélgica) e Juan Tecco (França). Presidida por aquela médica, a Comissão Organizadora Local integra ainda os psiquiatras Pedro Varandas, Manuela Abreu e Luís Madeira.

É possível consultar mais informações aqui, visualizar o programa aqui e formalizar a inscrição aqui.

 

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda