Cepheid Talks

Profissionais do CHUC produzem artigos de proteção individual para a luta contra o Covid-19

Desde há quase duas semanas que profissionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), "que desempenham funções na rouparia, na área da costura", têm vindo a produzir alguns dos artigos em falta na luta contra o COVID-19.
 
"Desde essa data foram já produzidas cerca de 450 botas e 700 cogulas", adiantou hoje o CHUC, sublinhando a importância desta "solução inovadora, perante um desafio que requeria determinação e prontidão, e o compromisso de quem não baixa os braços perante as adversidades, a incerteza e o desconhecido".



Este contributo é particularmente relevante face a "algumas dificuldades em relação à obtenção, junto dos fornecedores, de todos os componentes dos equipamentos de proteção individual".



Considerando tratar-se "claramente de uma aposta ganha que vale por si e pelo que representa de apoio à segurança dos que cuidam e tratam dos doentes", o CHUC sublinha que "vale também pelo exemplo".

Reconhecendo que, com o aumento do número de casos, poderá ser difícil a confeção de todas as peças necessárias, o CHUC adianta estar, "neste momento, a tentar organizar grupos externos, de voluntários, que possam ajudar nesta tarefa, utilizando o material do hospital".



A missão de produzir os artigos de proteção individual foi assumida por seis costureiras que trabalham na rouparia do CHUC, sendo cinco do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH). Desde o dia 12 de março que trabalham em exclusivo nesta tarefa.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda