Cepheid Talks

Prémio Coriolano Ferreira «dinamiza o ensino em Administração Hospitalar»

Foi exatamente no dia em que se celebraram 50 anos da criação da carreira de Administração Hospitalar que foi lançado o Prémio Coriolano Ferreira. A iniciativa é da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, cujos responsáveis marcaram presença na sessão de lançamento desta distinção.

Para, João Pereira, diretor da ENSP, Coriolano Ferreira "é, provavelmente, a figura mais marcante" no desenvolvimento da instituição que representa. 

Na sua intervenção, adiantou ainda que “este é um de muitos prémios que a escola pretende lançar este ano, sendo que não podia haver figura mais marcante do que a do Prof. Coriolano Ferreira para designar o prémio para o curso de Administração Hospitalar”.


Alexandre Lourenço e João Pereira

Também Alexandre Lourenço, presidente da APAH, teceu rasgados elogios a Coriolano Ferreira, considerando-o mesmo como o “grande pai da ENSP”. Sublinhou ainda a importância da sua memória ser perpetuada: “É importante para as novas gerações perceberem que a história de gestão em saúde e da gestão hospitalar não começou ontem”.

"Um verdadeiro pioneiro"

Já Luís Graça, professor jubilado da ENSP, evocou o legado de Coriolano Ferreira, lembrando que este deixou “uma obra complexa, que ainda tem muitas facetas por conhecer”.

Destacando as suas raízes transmontanas, Luís Graça afimou tratar-se do “homem certo, no lugar certo e no tempo certo" e um "verdadeiro pioneiro em diferentes matérias", caracterizando-o ainda como "um líder low-profile", sendo que “sabia fazer muito bem a ligação entre o conhecimento e a ação”.


A sessão de lançamento do Prémio decorreu precisamente no dia 27 de abril, dia da publicação dos dois decretos-lei que criaram e regulamentaram a carreira de administração hospitalar

Partilhar também "o que se faz em outras instituições"

Na apresentação formal do prémio, que contou com a presença de dois dos seus dez filhos, esteve ainda presente Sílvia Lopes, docente e coordenadora do CEAH. Para a responsável, esta distinção "vai mais além dos vários momentos de avaliação que existem ao longo do curso, reconhecendo o percurso dos alunos como um todo”.


“Com este prémio pretendemos não só levar para fora da escola aquilo que nós fazemos, mas também trazer para a escola, através dos nossos alunos, o que se faz em outras instituições”, referiu.


Maria José Lima e Luís Eva Ferreira (filhos de Coriolano Ferreira), João Pereira, Alexandre Lourenço, Sílvia Lopes e Luís Graça

O prémio Coriolano Ferreira consiste no apoio à apresentação, durante uma conferência internacional, de um trabalho realizado no âmbito do curso (num valor máximo de 2500€ por ano) e será entregue anualmente ao aluno do CEAH com melhor nota final.

Administração Hospitalar: incentivar a "investigação e o ensino"

Instituído pela primeira vez em 1996, distinguindo anualmente o melhor aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da ENSP, o prémio Coriolano Ferreira é agora relançado, após alguns anos de interregno.

Além de prestar homenagem a Coriolano Ferreira, com esta iniciativa a APAH e ENSP têm como objetivo "dinamizar a investigação e o ensino em Administração Hospitalar".

Fundador e diretor da ENSP

Coriolano Ferreira (1916-1996) foi professor, administrador hospitalar, governante, legislador e um dos fundadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), tendo sido homenageado em 2016, por ocasião do centenário do seu nascimento, na escola que ajudou a criar. 

Os diplomas desenvolvidos por Coriolano Ferreira vieram, em 1969, dar origem à criação, na Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical, do curso de Administração Hospitalar, cuja primeira edição teve início em outubro de 1970.

Fundador da Revista Portuguesa de Saúde Pública em 1983, Coriolano Ferreira foi também diretor da ENSP durante uma década (1976-86) e considerado o primeiro administrador hospitalar português. Exerceu funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra e nas unidades hospitalares de Santa Maria e de São João. Integrou também um grupo de trabalho da OMS, encarregado de criar o primeiro curso de administração hospitalar.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda