Cepheid Talks

António Martins Baptista recebe Prémio Nacional de Medicina Interna 2021

O Prémio Nacional Medicina Interna 2021 foi atribuído ao internista António Martins Baptista, tendo sido entregue durante a tarde deste sábado, logo a seguir à Sessão de Abertura do 27.º CNMI. O especialista do Hospital Beatriz Ângelo e ex-presidente da SPMI (2010-2012) foi reconhecido pelo esforço que tem investido no aumento do prestígio desta especialidade e na formação dos internistas.


Alexandra Bayão Horta, João Araújo Correia, António Martins Baptista e Faustino Ferreira

João Araújo Correia, presidente da SPMI, fez a introdução a este momento, destacando-o como “um dos pontos altos do Congresso”, que acontece desde 2016. A edição deste ano distinguiu, assim, o 6.º galardoado, com uma escultura que representa “a valorização que a MI faz de todo o conhecimento científico e das pontes entre os vários saberes, para que o tratamento do doente seja total”. O vencedor é ainda integrado no Conselho Honorário da SPMI.

O presidente da SPMI convidou, entretanto, os presentes a enviar as suas candidaturas àquilo que designou como o “Óscar 2022” até ao final do ano.

Enquanto 1.º proponente da lista que suportou o nome de António Martins Baptista a este prémio, Faustino Ferreira, também ele ex-presidente da SPMI, distinguiu o “exemplo de dedicação à Medicina e em particular à MI” do premiado, “especialidade que abraçou de coração e alma”.

Paralelamente, salientou a sua “capacidade de organização e liderança das equipas dos serviços onde trabalhou e trabalha, a dedicação à formação quer pré, quer pós-graduada, e o empenho que tem colocado nas organizações nacionais e internacionais”.

Faustino Ferreira reconheceu a sua “capacidade de trabalho, energia, determinação e resiliência para engrandecer a MI, nunca perdendo o foco do que é essencial para a afirmação da especialidade como forma de garantir a melhor assistência aos doentes”.

Com especial realce, frisou a “forma como tem impulsionado as novas gerações de jovens internistas, acompanhando os primeiros passos do Núcleo de Internos de MI, bem como do Centro de Formação.



Referiu também o facto de os proponentes da atribuição deste prémio serem jovens internistas que “quiseram mostrar reconhecimento pelo que António Martins Baptista fez por eles e pela MI”.

Faustino Ferreira destacou ainda o “processo de transformação da SPMI desde que o premiado integrou a sua direção, permitindo a expansão quer em número de sócios, de atividades e de instalações, bem como do desenvolvimento dado aos núcleos de estudo”. Não deixou de referir a sua grande ajuda quando assumiu a função de secretário-geral da sua Direção.

Começando por agradecer as palavras que acabara de ouvir, António Martins Baptista referiu ter sentido que “era preciso lutar para aumentar o prestígio da MI e para os internistas sentirem orgulho naquela que é a especialidade mais bonita e interventiva dentro dos hospitais”, destacando que “a luta pela mudança” é algo que lhe oferece prazer.

Neste âmbito, salientou a luta pela mudança organizacional dos hospitais baseada na MI, um modelo de cuidados que traz vantagens para os doentes e que a gestão privada já identificou como benéfico”.



António Martins Baptista identificou o recebimento deste prémio como sendo “uma grande honra, mas também uma enorme responsabilidade”. E não deixou de agradecer aos jovens internistas que o propuseram a receber este prémio, a todos os colegas, internos e alunos, “a motivação primeira de todo este esforço”, e à SPMI, prometendo “continuar a trabalhar e a lutar pela MI”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda