Cepheid Talks

Otorrinolaringologia: Jorge Spratley eleito presidente da SPORL-CCP

Jorge Spratley, especialista do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP). O médico sucede no cargo a Ezequiel Barros. A eleição teve lugar no decorrer da 66.º edição do congresso anual da Sociedade, que se realizou este fim-de-semana, em Peniche.

Em declarações à Just News, o médico, de 61 anos, professor e regente da disciplina de ORL na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), afirma que “a SPORL-CCP tem um histórico que é preciso respeitar, sendo um dever manter o patamar elevado de qualidade e credibilidade que tem sido prestado pelas anteriores direções.”



Uma das grandes preocupações é que a Sociedade “não se restrinja apenas a uma componente científica, mas tenha também um peso importante no desenvolvimento técnico-profissional dos seus sócios, principalmente os mais jovens que estão em início de carreira e são o futuro da Sociedade”.

Um aspeto que é muito importante para a atual Direção é a formação médica. “A Sociedade tem uma excelente relação com o Colégio da Especialidade de ORL da OM que se vai tentar manter e expandir”, refere, acrescentando que uma das intenções é "incentivar a realização de ações formativas no estrangeiro".

No que respeita à componente internacional, o objetivo é "manter a dinâmica dos últimos anos", estabelecendo um intercâmbio próximo com as sociedades congéneres espanhola, brasileira, francesa e a Academia Americana.

Questionado sobre o sentimento por ser eleito como presidente desta Sociedade, Jorge Spratley afirma: “Quem vem para uma função destas tem de vir com um espírito de serviço e para lutar por uma causa comum.”


Jorge Spratley

Sublinha ainda que “a proposta desta Direção é poder servir a Sociedade e, se possível, expandi-la, de modo a torná-la ainda maior e melhor, não desmerecendo a confiança que vai ser depositada.”

Quanto à equipa escolhida para integrar os corpos sociais, assegura que "são pessoas trabalhadoras, honestas e que querem ajudar” e que, na sua opinião, "podem dar um bom contributo à Sociedade".

"Vontade de servir o próximo de uma maneira direta"

O novo presidente da SPORL-CCP nasceu no Porto a 29 de dezembro de 1957, onde vive até hoje. Licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especializou-se no Hospital de São João em 1991, onde se permanece, hoje como assistente hospitalar graduado de ORL.

Foi, "sobretudo, o gosto pela Biologia e a vontade de servir o próximo de uma maneira direta" que o guiou para a Medicina. Tem como principais áreas de interesse a Otorrinolaringologia Pediátrica, a Otologia, e a Patologia da Via Aérea Superior.

Jorge Spratley tem acompanhado muito de perto a atividade e crescimento da SPORL-CCP ao longo dos anos, tendo, aliás, já desempenhado vários cargos, desde vogal, secretário-geral a vice-presidente.


Nova Direção da SPORL-CCP: Delfim Duarte, Luís Dias, Sara Viana Baptista, Pedro Escada, Jorge Spratley, José Marques dos Santos, Sandra Alves, Paulo Vera-Cruz e João Elói Moura
                                                                                                                                                                                                       
Corpos Sociais 2019-2022

DIREÇÃO
Presidente – Jorge Spratley
Vice-presidente (Zona Centro) - José Marques dos Santos
Vice-presidente (Zona Sul) - Pedro Escada
Secretário-geral – Delfim Duarte
Tesoureiro – Paulo Vera-Cruz

Vogais
João Elói Moura
Sandra Alves
Luís Dias
Sara Viana Baptista

SUPLENTES
Luís Filipe Silva
José Ferreira Moreira
Carlos Ruah

MANDATÁRIO
António Maia Gomes

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Ezequiel Barros
Secretário – João Martins
Secretário – Cecília Almeida e Sousa
Suplente – Luís Antunes

CONSELHO FISCAL
Presidente – Carlos Ribeiro
Vogal – José Saraiva
Vogal – Carlos Pinheiro
Suplente – António Larroudé


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda