Cepheid Talks

O contributo do Serviço Social para «inovar e ampliar as capacidades do Sistema de Saúde»

Ao longo dos dias 11, 12 e 13 de maio de 2023 realiza-se, pela primeira vez, o Encontro Ibérico de Serviço Social na Saúde, organizado pela Associação Espanhola de Serviço Social e Saúde (AETSYS) em parceria com a Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS).

O evento visa "contribuir para a expansão das capacidades e da qualidade do sistema de saúde, a sua sustentabilidade e o cumprimento da sua missão: a qualidade de vida e bem-estar da Pessoa." A explicação é dada à Just News por Inês Espirito Santo, que integra a Comissão Cientifica do evento.


Inês Espírito Santo

Em declarações à Just News, sublinha que será uma "oportunidade para reunir profissionais do Serviço Social na Saúde na partilha do saber e no fortalecimento do grupo profissional, permitindo-nos aprender com a experiência vivida e co-construir conhecimento".

Sob o tema "Trabalho Social de Saúde: Inovar e expandir as capacidades do Sistema de Saúde", o Encontro, que decorrerá na Corunha, desenvolver-se-á através de 4 eixos temáticos:

- Inovação e Liderança em Gestão,
- Ecologia, Comunidade e Novas Lacunas Sociais
- Autonomia e Direitos na Saúde
- Humanização e Complexidade Social



Integração de cuidados: "caminho a percorrer"

Para Júlia Cardoso, presidente da APSS, esta iniciativa faz todo o sentido e é mais um passo no processo de valorização do Serviço Social, conforme explica:

"Enquanto organização conjunta Portugal/Espanha, identificam-se como potencialidades desta parceria em construção, a possibilidade de conhecer melhor os sistemas de saúde dos dois países, a forma como estão organizados, as dificuldades e os desafios com que se debatem."

Em declarações à Just News, a responsável salienta a importância de refletir "como é que o sistema incorpora, efetivamente, os determinantes sociais de saúde e como se concretiza o grande objetivo da integração de cuidados, dimensões em que Portugal ainda tem um caminho a percorrer".



Júlia Cardoso

Além de fazer parte da Comissão Científica do Encontro, Portugal terá a intervenção de vários especialistas, como é o caso de Júlia Cardoso e Inês Espírito Santo. As comunicações por parte de Portugal abordarão temas diversos:

- Efeitos da liderança na melhoria dos cuidados sociais em saúde;
- Para além do tratamento clínico: a saúde numa perspetiva ecológica e desenvolvimento da comunidade;
- Serviço Social e Redução de danos
- Compreender & intervir na complexidade social do sistema de saúde

Pode ser consultada toda a informação sobre o Encontro aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda