KRKA

Neurodesenvolvimento na Beira Interior: «Um bom exemplo de cooperação na região»

A Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) recebe, no próximo dia 15 de junho, o V Encontro de Neurodesenvolvimento da Beira Interior, que se centrará no tema “Novas tecnologias aplicadas ao Neurodesenvolvimento”. Na opinião de António Mendes, diretor do Serviço de Pediatria da ULSG, o evento “é um bom exemplo de cooperação” naquela região.

É uma iniciativa conjunta dos Serviços de Pediatria das unidades locais de saúde da Guarda e de Castelo Branco e do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), dirigida não só aos médicos, onde se incluem os fisiatras, mas também aos enfermeiros, aos psicólogos, fisioterapeutas e educadores.


António Mendes

Em declarações à Just News, o médico refere que "as novas tecnologias têm um papel importantíssimo em todas as gerações, mas sobretudo nas mais novas”, desenvolvendo que, no Encontro, o tema será abordado "sob os pontos de vista positivo e negativo".

Em discussão estarão questões como a neuroplasticidade cerebral da criança e os benefícios das novas tecnologias na aprendizagem, na socialização e em mecanismos de recuperação ligados à Medicina Física e de Reabilitação.



“As novas tecnologias podem ter um papel facilitador do desenvolvimento das crianças, inclusive na integração daquelas que têm problemas a esse nível, motores ou outros”, menciona.

No entanto, também há riscos associados às novas tecnologias. Estas podem gerar dependências, “com repercussões negativas, em que são necessárias terapêuticas muito específicas.”

“Há pessoas que estão completamente dependentes das novas tecnologias, o que pode ter repercussões significativas na parte relacional, passando a ser uma patologia”, menciona, clarificando que, atualmente, como há tratamentos para deixar de ser dependente do uso da cocaína, por exemplo, também há terapêuticas especificas para deixar as dependências das tecnologias.



O problema do cyberbulling também será abordado. “Hoje é possível fazer bulling sobre um colega de escola, por exemplo, se nas redes sociais se puser algo que seja depreciativo para esse individuo, isso passa a ser do conhecimento de uma grande parte da comunidade escolar.”

Outros riscos associados às novas tecnologias são, de acordo com António Mendes, "o tráfico e os problemas relacionados com a parte sexual".

O Encontro de Neurodesenvolvimento da Beira Interior tem uma periodicidade anual, realizando-se, de forma rotativa, nas unidades hospitalares dos serviços que colaboram na organização do evento. Assim, o último teve lugar na ULS Castelo Branco e o próximo realizar-se-á no CHCB.


António Mendes com Isabel Coelho, presidente do Conselho de Administração da ULSG

O programa pode ser consultado aqui.
Para mais informações: jorn.desenvolvimento@ulsguarda.min-saude.pt 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda