Cepheid Talks

«Não é fácil escrever um artigo científico, exige experiência»

Clareza e economia de palavras são dois pontos importantes quando se trata de escrever um artigo científico. Estas e outras indicações vão ser dadas por Carlos Fiolhais, físico e diretor do Rómulo, Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, numa sessão da Iniciativa Médica 3M (IM3M), a decorrer dia 28 de abril, às 21h, online.

Integrada no projeto Bial Active Learning, uma plataforma de formação, Carlos Fiolhais vai falar aos médicos sobre a importância de se ter em atenção alguns pontos quando se comunica ciência. Afinal, “não é fácil escrever um artigo científico; exige experiência”, segundo disse à Just News.


Carlos Fiolhais

O físico enfatizou a importância da comunicação científica interpares, devendo dar-se especial atenção ao título e ao abstract. “Regra geral, é o que se lê, sendo preciso escrever de forma clara e concisa, dando a conhecer logo o objetivo do estudo, a sua metodologia, resultados e a interpretação dos mesmos.”

O especialista destaca ainda a relevância de se conhecer a língua inglesa. “Deve-se sempre pedir a outros para lerem e, de preferência, a quem tenha o Inglês como língua materna.” Outro ponto que considera ser fulcral é a voz passiva, ou seja, quem escreve deve “deixar que os resultados falem por si”.

Questionado sobre os muitos estudos que foram publicados no último ano sobre covid-19, Carlos Fiolhais diz-se preocupado com as conclusões precipitadas. Contudo, na sua opinião, é compreensível que, em apenas um ano e dois meses, tenham sido lançados cerca de 350 mil artigos. “Nunca se soube em tão pouco tempo tanto sobre uma dada doença, o que se deve ao trabalho da comunidade científica.”

Mas, acrescentou, que "é preciso ter um certo olho clínico, porque nem tudo o que é publicado na internet tem validade”. “A boa ciência nunca é apenas um resultado, mas a acumulação de resultados; é preciso haver um consenso interpares, mesmo que não haja unanimidade”, continuou.

Na sessão, que estará disponível a toda comunidade, serão abordadas assim as principais falhas na escrita deste tipo de artigos, a identificação precoce de inconsistências metodológicas, erros na construção do estudo, follow-ups e amostras inadequadas e ou insuficientes (ou até mal calculadas), conclusões precipitadas e ou abusivas, entre outros.

Como moderadores estarão Hugo Ribeiro e João Rocha Neves, da IM3M. Relembre-se que a IM3M foi criada em 2018, contando logo com dez médicos de especialidades diferentes, que têm como objetivo apostar na formação interpares.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda