KRKA

MyQuest: partilha de questionários em saúde «poupa trabalho e promove a investigação»

"É um projeto não comercial, sendo totalmente grátis de usar", sublinha José Pedro Vale, médico interno da USF Marginal. MyQuest arrancou no final do ano passado e permite poupar o trabalho de criar questionários digitais de raiz.

"Para quem aposta na investigação em saúde, usando este tipo de abordagem, de facto é um trabalho bastante moroso", indica o responsável. Por outro lado, tem verificado que "pode gerar novas ideias de investigação ao simplesmente ser consultado".

José Vale refere ainda que a utilização de questionários validados para a população portuguesa "implica outros aspetos para o investigador, nomeadamente, solicitar a permissão do uso do questionário ao seu autor original para posterior publicação dos dados". Algo que, no futuro, planeia também "automatizar através da MyQuest".

Da "literacia para a diabetes" na USF Marginal... para o resto do país

Em declarações à Just News, o médico explica que o projeto teve início quando, em 2018, no seu primeiro ano de Internato, José Vale quis fazer um trabalho de investigação juntamente com os seus colegas "que apurasse o nivel de literacia para a diabetes da populaçao da nossa USF". E recorda como foi um processo demorado:

"Rapidamente me apercebi que o preenchimento de questionários em papel pelos participantes iria ser laborioso e poderia haver erros de preenchimento muito facilmente.  Além disso, também precisaríamos de reinserir os dados manuscritos nos formulários de registo após os pacientes terem preenchido os questionários."



Explica também que, a dada altura, e pensando em outros colegas em situação idêntica, decidiu então ir mais além:

"Poderíamos ter feito simplesmente o questionário em formato digital desde o início e eliminado o problemas só para nós, mas pensei que houvesse mais pessoas na mesma situação, já que a investigação através da aplicação de questionários é tão usada. Então decidi criar esta plataforma."

Segundo o médico interno da USF Marginal, "MyQuest é basicamente um repositório de questionários validados para a população portuguesa, totalmente preenchíveis digitalmente". 


Garantir uma "maior robustez cientifica"

A decisão de assegurar a validação de cada questionário foi tomada logo de início por José Vale, apesar de lhe exigir, enquanto administrador da MyQuest, um maior investimento de tempo:  

"A opção por balizar esta plataforma, para tratar apenas de questionários validados para a população portuguesa, prende-se com a minha convicção que os dados gerados por este tipo de questionários tem maior robustez cientifica."


Plataforma permite "exportação dos dados gerados em ficheiro Excel"


Neste momento, e com o projeto já a funcionar, é com satisfação que confirma os seus benefícios. "Outras pessoas não terão o trabalho repetido de criar de raiz um formulário digital de um dado questionário que queiram usar", refere José Vale, acrescentando:

"Podem usá-lo a partir da MyQuest ou, se não estiver disponível, podem criá-lo para que outras pessoas no futuro não tenham esse trabalho." E não só. "A MyQuest permite também a exportação dos dados gerados em ficheiro Excel, que podem ser depois analisados estatisticamente."



José Vale: "Esta é uma plataforma totalmente grátis de usar"

Necessidade em aplicar questionários durante a consulta, mas não só

Apesar de inicialmente concebida para ajudar os seus colegas internos de Medicina Geral e Familiar, rapidamente a plataforma ganhou uma outra dimensão, com José Vale a reconhecer o seu potencial alcance.

"Penso que será útil aos restantes médicos internos e a outros profissionais, alunos e investigadores em saúde que já usem este tipo de instrumentos na sua prática diária", refere o médico .

Por outro lado, apesar dos questionários serem entregues maioritariamente a utentes, nem sempre tal acontece. "Depende do propósito original do questionário", refere José Vale, indicando que  existem questionários, por exemplo, "que servem para aplicar a colegas de saúde para avaliar os seus conhecimentos de determinada doença".

"Gerar novas ideias de investigação"

Além de facilitar o trabalho de outros profissionais, MyQuest acaba por dar um contributo na "promoção da investigação científica, desde logo, porque cada questionário pode ser adaptado à realidade de cada investigação", mas não só.

Do feedback que já tem tido, está convicto que, "ao servir como repositório, pode vir a gerar novas ideias de investigação ao simplesmente ser consultado".

Para além disso, "o fluxo de trabalho simplificado elimina o uso de respostas em papel, permite maior comodidade para os pacientes e investigadores, levando a maiores taxas de resposta, aumento na fidelidade e análise dos dados e redução de custos".


"A única plataforma deste género"


Apesar de muito recente, e "apesar dos constrangimentos da pandemia", o projeto tem já mais de meia centena de utilizadores e "56 questionários validados para a população portuguesa para consulta e uso". Contudo, "quantas mais pessoas usarem, mais questionários também podem ser criados por cada utilizador e, por conseguinte, maior fica o repositório".

Esta perspetiva de "trabalho colaborativo" e a certeza das mais valias do projeto leva José Vale a ter "uma grande satisfação em poder ajudar os colegas". Até porque, de acordo com o conhecimento que tem, "MyQuest é a única plataforma deste género, ou seja, que agrega e ao mesmo tempo permite criar, usar e analisar dados da aplicação questionários validados para a população portuguesa".



Jornal distribuído em todas as unidades de cuidados primários do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda