Cepheid Talks

Programa Nacional para a Diabetes: «É premente a nomeação de um diretor»

Apostar mais no rastreio da retinopatia diabética é uma prioridade, mas também o é a nomeação de um diretor para o Programa Nacional para a Diabetes (PND) da Direção-Geral da Saúde. Estes são dois dos pontos do Memorando Vilamoura 2018.

O documento, que reúne as conclusões de quem participou no 3.º Encontro das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD), que decorreu em Vilamoura, visa “os anseios e as vontades das UCFD, para serem apresentados às entidades competentes”, segundo Hélder Ferreira, responsável pelo evento e coordenador regional da diabetes da ARS Centro.



Várias dezenas de profissionais de saúde que integram as UCFD do centro a sul do País reuniram-se para falar sobre o presente e o futuro das UCFD. No final, deixaram alguns alertas, através do Memorando Vilamoura 2018. No caso da retinopatia diabética, salientou-se que é “claramente sentida a necessidade de se alocar recursos para efetivamente existir um rastreio de base populacional, que seja equitativo e eficaz, tendo em conta as lacunas e constrangimentos já identificados em cada região”.

Esta preocupação ficou bem patente no encontro, tendo vários profissionais falado sobre as dificuldades em realizar este rastreio, muito por escassez de técnicos de retinografia e por falta de retinográfos, e o consequente entupimento das consultas hospitalares de Oftalmologia.



Ainda no memorando, destaca-se que é “absolutamente premente a nomeação de um diretor para o Programa Nacional para a Diabetes, para que prossiga a sua implementação” e para que possa reconhecer “o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde dedicados à diabetes”.

Note-se que o Programa não tem qualquer diretor desde o passado dia 1 de janeiro, após a saída de Cristina Valadas, endocrinologista do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
Hélder Ferreira, em declarações à Just News, refere mesmo ser “fundamental existir uma orientação nacional para que haja uma uniformização nesta área, evitando-se assimetrias regionais”.

Outros pontos que constam do Memorando é o enfoque na prevenção, sendo para isso necessário articular “o PND com outros programas nacionais, como o da Promoção da Alimentação Saudável e o da Promoção da Atividade Física”.


Luís Gardete (APDP), José Manuel Boavida (APDP), Hélder Ferreira e Rui Duarte

Simultaneamente, deve existir “um reforço das competências das UCFD”, daí que os participantes no encontro tenham apelado a “uma maior e efetiva intervenção da Tutela para acarinhar e incentivar os trabalhos desenvolvidos, alocar recursos e disponibilizar dados estatísticos necessários para a monitorização a nível dos cuidados de saúde primários e hospitalares”.

Um encontro para troca de experiências

Para Hélder Ferreira, o 3.º Encontro Nacional das UCFD foi um momento importante para que os profissionais de saúde pudessem trocar experiências, sentindo-se mais motivados a continuar o trabalho destas unidades. Afinal, como salienta, “desde que foram criadas, em 2013, as UCFD melhoraram a interligação regular e permanente entre profissionais dos cuidados de saúde primários e hospitalares, além de também terem envolvido a comunidade, através da Saúde Pública”.


Coordenadores regionais da diabetes: Armando Braz (ARS LVT), Hélder Ferreira (ARS Centro), Isabel Ramôa (ARS Alentejo) e Carlos Godinho (ARS Algarve)

Há, contudo, várias arestas a limar, porque nem todas as UCFD estão a andar à mesma velocidade. “Por vezes, ainda se notam algumas dificuldades na articulação, mas estou certo de que este modelo é para continuar. Já está a dar bons resultados”, garante.



Quanto ao evento, Hélder Ferreira mostrou-se satisfeito, apenas lamentando que a região Norte não tenha estado representada: “Gostaria de ter visto as UCFD do Norte neste encontro nacional. Têm desempenhado um bom trabalho, como no caso da retinopatia diabética, e seria importante terem estado presentes.”

O 3.º Encontro das UCFD foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia e contou com o apoio da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda