KRKA

Plataforma gratuita apoia médicos internos na «organização das tarefas não clínicas»

Ricardo Albuquerque, médico interno de Medicina Geral e Familiar (MGF), e Tiago Ferreira, engenheiro informático, lançaram a 4 de janeiro uma plataforma digital gratuita que promete ajudar os médicos internos a organizar o seu curriculum.

Os criadores da Logbook by Medfolio indicam que “o objetivo é tornar a organização das tarefas não clínicas prática e simples”.



O médico Ricardo Albuquerque sempre teve interesse pelas tecnologias na área da saúde, tendo iniciado o seu percurso académico como técnico de Radiologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, antes de ter seguido Medicina na Universidade do Algarve. Foi assim que acabou por se ver envolvido neste projeto, que começou a ser desenhado, ainda em papel, em 2016.  


“Numa conversa de amigos, decididos a aproveitar o que de bom a tecnologia pode oferecer na área da Saúde e, neste caso ao médico interno, surgiu a ideia de uma plataforma gratuita e intuitiva que ajudasse a resolver uma das maiores ‘dores de cabeça’ dos médicos internos – o curriculum”, relembra.

Como acrescenta: “Todos os internos se queixavam que, apesar do internato estar muito vocacionado para a prática clínica, ainda despendiam muitas horas ao computador, em horário pós-laboral, a realizar relatórios necessários para o cumprimento dos objetivos”.


Ricardo Albuquerque e Tiago Ferreira

Assim surgiu a Logbook by Medfolio, um projeto que venceu o programa StartUP@CRIA, promovido pela Universidade do Algarve (UAlg), através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA).

Para Ricardo Albuquerque e Tiago Ferreira, a plataforma é diferenciadora pela forma como foi concebida. “Queremos mudar o paradigma e mostrar como é possível melhorar a forma de trabalhar, colocando a tecnologia a nosso favor.”



Para além das consultas, tem ainda um campo de formação e atividade científica, como forma de ajudar na calendarização das formações e evitar a perda de diplomas.

A plataforma pode ser consultada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda