KRKA

Livro sobre a Gestão de Saúde Baseada no Valor: 25 autores partilham a «experiência portuguesa»

"A Gestão de Saúde Baseada no Valor – Casos e Experiência Portuguesa" é o tema do livro lançado esta terça-feira, na 8.ª Conferência de Valor da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), evento que decorre até sexta-feira.



Prefaciado por Francisco Ramos, professor da Escola Nacional de Saúde Pública, a coordenação do livro esteve a cargo de Francisco Rocha Gonçalves, que considera ter sido "uma honra coordenar o trabalho de 25 autores talentosos", desejando que a obra possa servir como "uma inspiração". 

O administrador hospitalar, que integra a coordenação do Grupo de Trabalho Valor Saúde da APAH, faz também questão de destacar ser este "o primeiro livro sobre a Gestão de Saúde Baseada no Valor em português".


Francisco Rocha Gonçalves e Francisco Ramos 



“Mesmo com cuidados de saúde de caráter público e universal, a nossa atenção pode centrar-se na questão do valor”, sublinhou Francisco Ramos na apresentação do livro, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, onde decorre a Conferência da APAH, que conta também com participantes online.


Alexandre Lourenço, presidente da APAH, recebe de Francisco Rocha Gonçalves um exemplar da obra

Para o responsável, há três pontos que são importantes destacar no livro e que caracteriza a gestão da saúde baseada no valor: "O primeiro é a recusa de se trabalhar em silos."

De acordo com Francisco Ramos, "a atividade individual e, muitas vezes superespecializada, dificulta imenso a articulação com outros participantes na prestação de cuidados e, hoje em dia, é do conhecimento comum o efeito perverso desta cultura organizacional.” Os dois restantes são "a necessidade de medição e a partilha de risco".


 Francisco Ramos e Francisco Rocha Gonçalves com alguns dos autores que colaboraram na obra




Hospital Público - distribuído nos serviços e departamentos de todas as unidades hospitalares do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partillha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda