KRKA

Lançamento da rede portuguesa da organização internacional Cochrane Collaboration

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa está a promover o lançamento da rede portuguesa (Portuguese Branch) da prestigiada organização internacional Cochrane Collaboration.  A cerimónia, que terá lugar dia 24 de junho, às 9 horas, na Aula Magna da Faculdade, contará com a presença de Mark Wilson (CEO do Cochrane), Xavier Bonfills (diretor da Rede Cochrane Iberoamericana), António Vaz Carneiro (FMUL), João Costa (FMUL) e Altamiro da Costa Pereira (FMUP).

O programa completo do evento pode ser consultado AQUI.

Sobre a Cochrane Collaboration
Criada em 1993, a Cochrane Collaboration é uma organização independente de investigação a nível mundial, que concentra uma vasta informação científica global numa única plataforma (a Cochrane Library), sistematizando a informação clínica de alta qualidade e relevância por áreas, intervenções e metodologias científicas. Trata-se de uma organização absolutamente singular, de grande prestígio, que constitui o paradigma deste tipo de investigação clínica, que se convencionou designar como secundária.

O tratamento e apresentação da informação são desenvolvidos por autores das chamadas Revisões Sistemáticas Cochrane, que podem ser profissionais de saúde ou investigadores, gestores e doentes. A plataforma permite, de uma forma simples, a pesquisa de todos os estudos sobre um determinado tema.

O impacto da organização Cochrane (www.cochrane.org) na sociedade foi recentemente reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que lhe concedeu um lugar na Assembleia Mundial de Saúde da organização. Atualmente, conta com 28 mil colaboradores em mais de 100 países.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda