Investigação clínica: «projeto fantástico» da Harvard Medical School em Portugal

Esta sexta-feira, 15 de setembro, realiza-se, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), uma sessão de informação sobre o Portugal Clinical Scholars Research Training (PTCSRT), um programa da Harvard Medical School, que vai arrancar em fevereiro de 2018.

Segundo Lino Gonçalves, codiretor nacional deste programa, conjuntamente com Emília Monteiro, da Universidade Nova de Lisboa, o PTCSRT “é um projeto fantástico que está a formar desde há cinco anos jovens médicos portugueses na área da investigação clínica de topo mundial”.



Seleção "é altamente competitiva"

O diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e professor catedrático da valência de Cardiologia da FMUC acrescenta que o programa tem uma "qualidade elevadíssima” e é dado apenas por professores de Harvard.

“A seleção dos participantes é altamente competitiva. Em 2016 concorreram 314 jovens médicos e apenas foram selecionados 30. Estes jovens apresentam uma qualidade que é reconhecida pelos professores de Harvard.”

A título de exemplo, Lino Gonçalves menciona que uma das primeiras jovens médicas que entrou no programa, Alexandra Gonçalves, que foi sua aluna em Coimbra e depois foi para o Porto, onde se formou como cardiologista e onde se doutorou, foi considerada a melhor aluna do primeiro ano do programa e, como prémio, foi-lhe atribuída uma bolsa para ir trabalhar para Harvard durante dois anos, tendo sido contratada para lá ficar.



Programa com "impacto muito significativo na investigação médica"

Mas há outros exemplos de sucesso que podem ser encontrados em outros jovens participantes neste programa, como o da “jovem interna de Oftalmologia do CHUC que também ganhou por mérito próprio uma bolsa para fazer um estágio em Harvard e publicou este ano aquele que foi considerado o melhor artigo de Harvard”.

“Na primeira fase do PTCSRT foram formados cerca de 90 jovens médicos. Na segunda fase, que vai durar cinco anos, serão formados aproximadamente 150. Como eles provêm de várias especialidades e de vários hospitais um pouco por todo o país, é natural que este programa venha a ter um impacto muito significativo na investigação médica portuguesa. Estes jovens são o futuro da medicina portuguesa”, salienta.

A implementação deste programa assenta numa parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Harvard Medical School. As candidaturas para o ano de 2018 encontram-se abertas até 12 de dezembro de 2017.

Podem ser consultadas mais informações sobre o programa aqui.

Sessão presencial e online

A sessão de esclarecimento, que tem início marcado para as 16h00, realiza-se na Sub-unidade 1 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e conta com a intervenção de Finnian Mc Causland, codiretor do Programa do PTCSRT.

O professor assistente de Medicina na Harvard Medical School irá apresentar o conteúdo programático, esclarecer dúvidas relativas ao processo de admissão e sublinhar as "vantagens do Programa para uma carreira em investigação clínica".

A inscrição pode ser efetuada aqui. A sessão pode ser igualmente acompanhada online.

Contacto: csrt_pt@hms.harvard.edu 



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir