KRKA

Imunoalergologia: «Vamos celebrar o 40.º aniversário da nossa especialidade»

"Doença Alérgica em Idade Pediátrica" é o lema da 22.ª Reunião da Primavera da SPAIC - Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, que decorrerá em Aveiro, dia 6 de maio.

Assim, e como explica Ana Morête, presidente da SPAIC, o programa científico é composto por "três mesas redondas dedicadas às patologias respiratória, cutânea e alimentar, que incluirá temas de grande interesse".

Na sua opinião, "o aumento da prevalência e da diversidade das doenças alérgicas em idade pediátrica tornou imperativa uma maior diferenciação técnico-científica na criança e no adolescente". Uma diferenciação que, salienta, "é assegurada diariamente nos diferentes Serviços e Unidades de Imunoalergologia de todo o país".

Ana Morête reforça a importância do tema escolhido para esta 22.ª Reunião da Primavera com um dado preocupante: "Em média, uma em cada três das nossas crianças/adolescentes apresenta alguma forma de doença alérgica e muitas sofrem de várias patologias alérgicas em simultâneo."

A Imunoterapia específica com alergéneos na prevenção e tratamento da asma, as terapêuticas emergentes em alergia alimentar e a diversificação alimentar em crianças com dermatite atópica grave são alguns dos temas que estarão em debate na reunião.


Ana Morête

"40.º aniversário da nossa especialidade"

O evento permitirá ainda a apresentação do livro "Alergologia na infância e adolescência", no qual colaboraram 71 especialistas portugueses e espanhóis, salienta Ana Morête.

E, após o lançamento da obra, "teremos um momento especial, onde nos iremos associar ao Colégio de Imunoalergologia, numa cerimónia sentida e partilhada, para celebrar o 40.º aniversário da nossa especialidade".

O programa inclui ainda "o kick-off do estudo Alergológica Portugal 2024", que contará com a intervenção da presidente da SPAIC.

A organização da reunião está a cargo da Direção da SPAIC, juntamente com os três Grupo de Interesse dedicados à Asma, Alergia Cutânea e Alergia Alimentar.



"Haja sempre final feliz"


Numa nota mais pessoal, Ana Morête salienta ser "uma honra" receber os participantes em Aveiro, "cidade onde há mais de 20 anos trabalho como Imunoalergologista".

Mensagem final? "Que todo o simbolismo desta cidade em que a água do mar retalha a terra e se espraia pelos canais, nos inspire a continuar a escrever a história da nossa especialidade. E que como em todas as histórias de criança … haja sempre final feliz."

Como tem acontecido ao longo dos últimos anos nas reuniões promovidas pela SPAIC, a Just News marcará presença nesta 22.ª Reunião da Primavera, acompanhando os trabalhos e dando a conhecer o que de mais relevante foi apresentado. O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:

Secretariado
spaicprimavera2023@aimgroup.eu 
Tel. +351 21 324 50 40

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda