KRKA

Hospital de Santa Maria lança Consulta de Sexualidade Pós-parto

"A sexualidade necessita de ser considerada um aspeto importante da saúde global da mulher e dos casais", sublinha Maria do Céu Santo, a médica responsável pela mais recente valência do Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

Inaugurada esta semana, a consulta especializada em sexualidade no pós-parto é, por isso, muito relevante, uma vez que após o nascimento do bebé há uma "exigente fase de adaptação" às exigências de um novo elemento no agregado familiar.

Conforme a médica explica, "é frequente ocorrer uma redução da atividade sexual após o parto, motivada quer por diminuição da líbido (desejo), quer por dispareunia (dor na relação sexual)". E são muitos os fatores que contribuem para reduzir a líbido: "O cansaço, as noites sem dormir, redução da autoestima, a insegurança, a falta de tempo, pois o foco é no bebé."


Maria do Céu Santo

As utentes podem recorrer a esta consulta enviadas pelos seus médicos de família ou então através de marcação direta, pelo mail ce.obstetricia@chln.min-saude.pt ou pelo telefone 21 780 50 78. Santa Maria passa assim a ser um dos primeiros hospitais públicos nacionais a oferecer resposta nesta área tão importante para a saúde global da mulher.
 

"Forte interação" com outras especialidades é uma mais-valia

Dirigido por Diogo Ayres de Campos, o Serviço de Obstetrícia do CHULN tem investido na contínua melhoria da prática clínica, valorizando as expectativas dos futuros pais e  salvaguardando sempre a segurança da mãe e do bebé.

O facto de ter vindo a construir uma forte interação com outras especialidades potencia a prestação de melhores cuidados, como ocorre também com esta nova valência.

Por vezes, são necessários conselhos dos médicos de medicina geral e familiar, mas outros casos beneficiam da experiência de médicos com formação específica nesta área, com capacidade de atuação em aspetos físicos e psicológicos, de modo a haver uma abordagem integrada da sexualidade da mulher.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda