Cepheid Talks

Iniciação à especialidade de Ginecologia/Obstetrícia: iGO arranca no Minho

Durante quatro dias e meio, 48 internos de Ginecologia/Obstetrícia vão participar, em fevereiro, no iGO – Curso de Iniciação à Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia. Segundo Pedro Brandão, um dos coordenadores, “vamos procurar sistematizar os aspetos básicos para o interno que está a começar a abordar a clínica”.

“Nós queríamos organizar um curso de âmbito nacional, particularmente dirigido a todos os internos do 1.º ano e procurando envolver o máximo número possível de serviços hospitalares com formação em Ginecologia e Obstetrícia”, explica Pedro Brandão, que terminou o internato em março de 2019.

A ideia de concretizar, na Escola de Medicina da Universidade do Minho, um curso de iniciação à especialidade, abordando os temas mais básicos, terá surgido há uns 3 anos, por iniciativa de Cristina Nogueira-Silva, professora daquela instituição e assistente hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga.


Pedro Brandão

Pedro Brandão recorda à Just News que na altura em que decidiram “reavivar a ideia” de avançar com esta ação de formação era presidente do PONTOG – Portuguese Network of Trainees in Obstretrics and Ginecology, a organização que representa os internos desta especialidade em Portugal.

“Quando nós saímos do curso de Medicina e entramos numa especialidade o tipo de conhecimento exigido é muito mais profundo. O propósito básico desta formação consiste exatamente em transmitir aquilo que não vem nos livros”, sublinha Pedro Brandão, que se prepara para iniciar um fellowship da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia no Instituto Valenciano de Infertilidade.



O iGO – Curso de Iniciação à Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia tem uma parte teórica, que ocupa quatro das manhãs, subordinadas aos temas “Ginecologia base”, “Obstetrícia base”, “Técnicas em Ginecologia & Obstetrícia” e “Urgência”. As tardes serão preenchidas com a realização de sessões hands-on -- com simulações e utilização de modelos – e ainda a apresentação de casos clínicos.


Cristina Nogueira-Silva

Cristina Nogueira Silva e Pedro Brandão coordenam uma Comissão Organizadora que inclui médicos de diferentes locais do país: António Braga (Porto), Filipa Rafael (Portimão), Maria João Carvalho (Coimbra), Nuno Nogueira Martins (Viseu), Rui Miguelote (Guimarães) e Susana Santo (Lisboa).



Pedro Brandão e Daniel Pereira da Silva durante o último EMIGO - Encontro de Médicos Internos de Ginecologia e Obstetrícia

A Comissão Científica do iGO é formada por João Bernardes, presidente do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos, Daniel Pereira da Silva, presidente da FSPOG, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, e Fernanda Águas, coordenadora do grupo responsável pelo Internato Médico em Ginecologia/Obstetrícia do Colégio da Especialidade da OM.

O programa está acessível aqui.

O Curso de Iniciação à Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia tem o apoio científico da Ordem dos Médicos, da FSPOG e do PONTOG. A inscrição pode ser realizada aqui.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda