KRKA

FSPOG cria a União das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia dos Países de Língua Portuguesa

A criação de uma União das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia dos Países de Língua Portuguesa foi recentemente anunciada por Diogo Ayres de Campos, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG). 



A decisão de criar uma entidade que agregue as sociedades científicas de Obstetrícia e Ginecologia dos países de Língua Portuguesa foi tomada em novembro, durante o 23.º Congresso Português de Obstetrícia e Ginecologia, que decorreu em Lisboa. A FSPOG acolheu no evento representantes daquelas sociedades de Moçambique, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau.



“Houve consenso em relação, nomeadamente, ao nome e aos objetivos desta nova entidade”, frisa Diogo Ayres de Campos, adiantando que a formalização desta estrutura deverá acontecer em cerimónia a ocorrer no final de maio deste ano, no âmbito de um webinar a realizar nessa altura.

E afirma haver vontade de organizar o primeiro congresso da União das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia dos Países de Língua Portuguesa no início de 2025.


Diogo Ayres de Campos continua à frente da FSPOG

Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Diogo Ayres de Campos integra a FSPOG desde a sua criação, em 2005, tendo começado por assumir as funções de tesoureiro e tendo sido depois secretário-geral, antes de ser eleito presidente, em janeiro de 2021. Também foi editor-chefe da Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa, a revista da Federação.

Na Assembleia-Geral Eleitoral de 28 de janeiro, que teve lugar em Tomar, o ginecologista/obstetra da agora denominada Unidade Local de Saúde de Santa Maria foi reconduzido no cargo, para cumprir mais um mandato de 3 anos, pelas cinco entidades sócias da FSPOG:


- Sociedade Portuguesa de Ginecologia
- Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal
- Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução
- Sociedade Portuguesa da Contracepção 
- Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-Natal




“Pretende-se aproximar as sociedades científicas destes países e também partilhar conhecimentos e experiência”

A União das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia dos Países de Língua Portuguesa é, neste momento, uma das prioridades da FSPOG. Para Diogo Ayres de Campos, “com esta iniciativa conjunta, pretende-se aproximar as sociedades científicas destes países e também partilhar conhecimentos e experiência, tendo em vista a divulgação científica e a melhoria da assistência às populações”.


Diogo Ayres de Campos

“Nesta fase, ainda não foi possível estabelecer contacto com os nossos colegas de São Tomé e Príncipe e de Timor Leste que, por esse motivo, não estiveram representados no nosso Congresso”, esclarece o presidente da FSPOG, acrescentando:

“As sociedades científicas do Brasil, Angola e Moçambique estão bem organizadas, têm congressos anuais, mas nos outros países as estruturas são bem mais frágeis, e o propósito é contribuir para que se tornem em organizações mais consolidadas”.

“Nós convidámos estes colegas a vir a Lisboa, com o objetivo de estreitar os laços entre todos, e foi assim que surgiu a ideia conjunta de criar a União das Sociedades”, refere o especialista, em declarações à Just News.


Fátima Faustino (pres. SPG), Nuno Clôde (pres. SPOMMF), Paula Pinheiro (sec.-geral APDPN), Teresa Almeida Santos (sec-geral FSPOG), Diogo Ayres de Campos (pres. FSPOG), Cristina Nogueira Silva (tesour. FSPOG), Fátima Palma (pres. SPDC) e Pedro Xavier (pres. SPMR)

Órgãos Diretivos da FSPOG - Triénio 2024-2026

 

Presidente: Diogo Ayres de Campos

 

Secretária-geral: Teresa Almeida Santos

 

Tesoureira: Cristina Nogueira Silva

 

Assembleia-Geral

Daniel Pereira da Silva (presidente)

Ana Luís Areia (vogal)

Luísa Pinto (vogal)

 

Conselho Fiscal

Carla Ramalho (presidente)

Ana Rosa Costa (vogal)

Ricardo Santos (vogal)

 

A reportagem completa pode ser lida na próxima Women`s Medicine.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda