Cepheid Talks

PrimariaMente: psiquiatras do CHUC apoiam médicos de família na referenciação de utentes

A iniciativa de realizar esta formação partiu de um grupo de médicos internos em formação no Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e visa "promover o contacto interespecialidades".

A Comissão Organizadora do PrimariaMente - Curso de Saúde Mental para Medicina Geral e Familiar pretende, assim, contribuir para "a melhor prestação de cuidados aos nossos doentes, através da partilha de conhecimento, da convergência de objetivos e da integração das unidades de saúde". A explicação é dada pela presidente da Comissão Organizadora, Sara Magano.

Inicialmente agendado para abril, o evento foi adiado para os dias 17 e 31 de outubro de 2020, realizando-se agora de forma online, "de forma a garantir a máxima segurança para todos os envolvidos".  



O consumo de substâncias psicoativas, as urgências psiquiátricas, as perturbações de ansiedade e o exame do estado mental são alguns dos temas que serão apresentados por médicos especialistas em Psiquiatria.

Em declarações à Just News, a médica, que frequenta o 3.º ano do Internato de Formação Específica no Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do CHUC, recorda que "a ideia de realizar este Curso surgiu quando verificámos que os nossos colegas de MGF que fazem o estágio de Saúde Mental mostravam interesse e necessidade de ter mais formação nesta área".

De acordo com Sara Magano, nos cuidados de saúde primários 
uma das maiores dificuldades prende-se com a referenciação de utentes com depressão ou com perturbação de ansiedade, "nomeadamente, quando a devem fazer, não sendo também fácil lidar com casos de psicopatologia ou fazer a abordagem a doentes difíceis e agressivos".


Sara Magano

“Nos casos de psicose, as pessoas são muitas vezes observadas nos cuidados de saúde primários antes de irem ao hospital. Como devem reagir, como devem comunicar, como referenciar, são estas as questões com que se debatem”, refere a médica interna de Psiquiatria, acrescentando:

“Vejo esta aproximação entre a Psiquiatria e a MGF como absolutamente essencial para ambas as especialidades. Por um lado, os médicos de família necessitam de conhecimentos para fazerem um bom trabalho na prevenção primária da patologia mental. Nós, no hospital, também dependemos deles para evitar as referenciações de casos que podem ser geridos nos CSP.”

O projeto formativo "PrimariaMente - Curso de Saúde Mental para Medicina Geral e Familiar" conta com o apoio muito especial do diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do CHUC, Horácio Firmino.

A "aproximação" das duas especialidades em concreto é um tema que diz muito ao psiquiatra, de que é exemplo o lançamento do livro "Psiquiatria Básica em Medicina Familiar" coordenado precisamente por Horácio Firmino, juntamente com os psiquiatras Joana Andrade e Vasco Nogueira e o médico de família Luiz Miguel Santiago.



Elementos da Comissão Organizadora: médicos internos de Psiquiatria e de MGF com Horácio Firmino (ao centro)

O programa e outras informações podem ser consultadas aqui.
Contacto: psiqparamgf.coimbra@gmail.com 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda