Cepheid Talks

Missão Continente: ACES Sintra celebra os cinco projetos vencedores

Foi em ambiente de festa que o ACES Sintra celebrou o facto de ter tido cinco projetos vencedores entre as 40 candidaturas premiadas, a nível nacional, pela Missão Continente 2016.



A cerimónia ao ar livre, que decorreu há dias em Massamá, contou com a presença de Luís Pisco, vice-presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, Ana Andrade, diretora executiva do ACES Sintra, Eduardo Quintanova, vereador da Câmara Municipal de Sintra, Francisca Cabral, da Missão Continente, e de Carlos Cabral, diretor da Loja Continente Modelo Sintra, que entregou os prémios aos vencedores.



Houve ainda tempo para ouvir o grupo musical “Os Alegres” da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Monte Abrãao (ARPIMA) e para várias crianças do concelho receberem a Leopoldina.  

Evitar internamentos e amputações

“Passo em Frente” foi um dos projetos vencedores. Criado pela Equipa de apoio a diabéticos e utentes com feridas complexas do ACES Sintra, envolve dois enfermeiros e três médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF).

A necessidade de se criar este centro deveu-se ao número elevado de pessoas com diabetes no ACES Sintra e às complicações decorrentes da doença. “As úlceras da perna e o pé diabético são situações graves, nas quais os cuidados de saúde primários podem ter um papel muito importante, evitando-se internamentos e amputações”, disse Carlos Mateus.

Apesar de ainda estarem à espera de material - que deverá chegar até agosto –, o enfermeiro salientou que já se está no terreno. “É um problema grave de saúde, daí que em março tenhamos começado a prestar cuidados nas unidades que nos pedem ajuda”, explicou.


Carlos Cabral e Carlos Mateus

Garantir que se chega "a quem vive mais distante”

Para esta primeira fase do projeto, Carlos Mateus afirma que os 15 mil euros que receberam da Missão Continente vão ser uma boa ajuda, sublinhando: “O ACES Sintra envolve um número significativo de pessoas, que se distribuem por localidades urbanas e rurais e é preciso garantir, nos próximos tempos, financiamento para que se consiga chegar a quem vive mais distante.”



ACES Sintra: 5 projetos vencedores

Além de “Passo em Frente”, no âmbito do ACES Sintra foram premiados também os seguintes projetos:


“Baby Boom” da UCSP Casal de Cambra, que procura centralizar diversos serviços que ajudem os bebés e a família


“Idosos em Isolamento” da UCC Albus Petra, que pretende reduzir a solidão dos mais velhos


“Pé Diabético – Intervir na comunidade” da UCC Sintra Salutem, que promove o acompanhamento, inclusive no domicílio, de utentes com diabetes


“PESA”, da UCC Abraçar Queluz, para a promoção da educação para a saúde alimentar



No total, à ARS Lisboa foram atribuídos 15 prémios, distribuídos pelos ACES de Sintra, Amadora, Estuário do Tejo, Cascais, Lezíria, Arrábida e Oeste Norte. Os 40 vencedores desta edição da Missão Continente 2016 podem ser conhecidos aqui.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda